TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Direito

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO BIMESTRAL (INDIVIDUAL)

ENTREGA: 11/03/2014

História do Direito – 1º Período – 1º Bimestre – Valor 1,0

1) O que é a nova História? Pode ser entendida como sinônimo de “Escola de Annales”? Em que contexto histórico surge?

De acordo com Burke, a nova História, originada na França, é um movimento unido apenas naquilo que se opõe, possuindo uma variedade de novas abordagens, por isso, é difícil apresentar, mais que uma descrição vaga, a qual caracteriza a nova história como a história total ou história estrutural. A nova história, pode ser definida, em termos do que ela não é, daquilo que se opõe seus estudiosos.  Dessa forma, pode-se entender que a nova história é feita de forma contra a forma como é feita história tradicional, uma vez que toda atividade humana, passou a ser considerada história. De acordo com Burke, pode ser considerado sinônimos, uma vez que  este, considera a nova história, uma continuação do movimento de Annales.  

2) Burke explica que para os positivistas uma história que não tivesse como foco central a política não seria científica. Procure algum estudo (livro, tese, artigo, etc.) de “Eco-história” ou “história do cotidiano” no Brasil e indique “se” e “como” pode ser utilizado para estudar o Direito.

3) Para os positivistas, apenas os grandes personagens devem ser lembrados pela História. Cite 3 grandes personagens da História da nossa região e 1 da história de sua cidade. Nesse caso, você acredita que você ou alguém da sua família terá importância para a História no futuro? Explique como chegou a essa conclusão.

-  José Maria de Santo Agostinho, terceiro monge do Contestado, conhecido inicialmente como curandeiro, ainda que, de acordo com um laudo da polícia da Vila de Palmas, Estado do Paraná, ele fosse, na verdade, um soldado desertor condenado por estupro, de nome Miguel Lucena de Boaventura.

- Diogo de Souza Bello, primeiro prefeito da Vila de Clevelandia, em 1892.

- José Antônio Araújo de Vasconcelos, foi o primeiro juiz de direito, da comarca de Guarapuava criada em 2 de maio de 1859.

- Pedro Ferreira de Camargo, exercia o cargo de coletor, na Coletoria Estadual, localizada em Palmas, no ano de 1924.

Certamente, eu acredito que ainda que não lembrados pelos nossos nomes, todo individuo faz contribuições para a História futura e toda contribuição é importante, uma vez que, sem tal, a história seria diferente, mesmo que em mínimos detalhes.

4) Descreva ao menos 3 acontecimentos da História do Brasil, usualmente conhecidos, que são fundamentados em explicações de motivações pessoais. (ex. D. Pedro I decidiu romper com Portugal e por isso o Brasil tornou-se independente)

- Construção e vôo dos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, por Alberto Santos Dumont. A motivação pessoal pode ser vista em uma frase dita pelo mesmo: "Vivi ali uma vida livre, indispensável para formar o temperamento e o gosto pela aventura. Desde a infância eu tinha uma grande queda por coisas mecânicas e, como todos os que possuem ou pensam possuir uma vocação, eu cultivava a minha com cuidado e paixão. Eu sempre brincava de imaginar e construir pequenos engenhos mecânicos, que me distraíam e me valiam grande consideração na família. Minha maior alegria era me ocupar das instalações mecânicas de meu pai. Esse era o meu departamento, o que me deixava muito orgulhoso.”

- Golpe político de Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, motivado pelo medo de ser retirado do poder, devido ao crescimento do movimento comunista, no pais, tornou-se uma espécie de ditador, reprimindo através de todos os meios de violência, dispostos pelo estado, os responsáveis pelo "perigo vermelho".

- João Duarte Dantas, assassinou seu adversário político, acontecimento o qual, é considerado uma das causas da Revolução de 1930, que depôs o presidente Washington Luís e levou ao poder Getúlio Vargas.

5) O que é interdisciplinaridade? Como tal característica pode ser destacada como ponto importante da Escola de Annales.

Interdisciplinaridade é a integração de duas ou mais áreas de conhecimento e pode ser destacada na Escola de Annales, justamente por rever a forma de pensar história, expandindo o campo por diversas áreas, abrangendo assuntos, principalmente os relacionados ao cotidiano, que não eram considerados na história tradicional, o que de acordo com Burke foi a contribuição mais importante de Annales.

6) Explique por que Peter Burke tem precauções com a expressão “Nova História” (quão "nova" e a nova história?)

A palavra "nova", não se refere a existência da Nova História e sim, ao fato de que essa denominação surgiu em uma época em que os seguidores desse formato se tornaram numerosos e se tornou predominante se fazer história dessa forma.  

7) Qual é a demanda principal da “nova história”? Explique.

A demanda principal da nova história, é dar importância e incluir todos os tipos de acontecimentos, na história, que anteriormente eram ignorados pela história tradicional, dessa forma analisando por exemplo, contextos culturais, cotidianos e sociais, abordando assim todo tipo de história humana. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com