TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Recife

Por:   •  1/11/2016  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

História:

Recife foi fundada em 12 de março de 1537, tem 477 anos. É um município brasileiro, capital do estado de Pernambuco, localizado na Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana do Recife e à Microrregião do Recife. É chamada assim, por causa dos inúmeros arrecifes que existem no litoral da cidade, e um dos mais belos litorais existentes. Mais antiga entre as capitais estaduais brasileiras, em meados do século 16, o Recife surgiu na principal área portuária da Capitania de Pernambuco, é um ponto estratégico, pois acontecia a chegada e saídas de colonizadores, escravos e mercadorias. O crescimento do pau brasil despertou o interesse de outras nações, o rei Dom joão III, capitanias hereditárias dividindo o Brasil em 15 faixas, cada território era entregue à uma donatário, a capitania de Pernambuco foi entregue à Duarte Coelho, foi a que obteve maior sucesso, instalando engenhos de cana de açúcar. Despertou interesse os holandeses invadiram e se instalaram, a cidade ficou vinte e quatro anos sob domínio da Companhia Holandesa, tendo como um dos administradores do conde Maurício de Nassau. Após a expulsão dos Holandeses, o Recife emerge como a cidade mais importante de Pernambuco, tendo uma grande vocação comercial influenciada principalmente pelos comerciantes portugueses, os chamados "mascates".  Entre o final do século 18 e o começo do século 19 foi marcado pela escravidão, havia mais escravos do que homens livres, eles cuidavam do plantio da cana de açúcar e da carga e descarga das mercadorias.   Na segunda metade do século 19, a cana de açúcar e a exportação de algodão para o mercado europeu, sustentavam a economia pernambucana. A população escrava diminui e os serviços públicos se modernizam, em 1970 aberta a estrada de ferro, alguns anos depois inauguram serviços telegráficos e de telefonia manual, se preparava pra entrar no século xx. A nossa cidade a nossa arquitetura é voltada no rio Capibaribe, foi um canal de tráfego, pra ir para outras capitais, chegadas de mercadorias.

“Os mangues do Capibaribe são o paraíso do caranguejo. Se a terra foi feita pro homem, com tudo para bem servi-lo, também o mangue foi feito especialmente pro caranguejo. Tudo aí, é, foi ou está para ser caranguejo, inclusive o homem e a lama que vive nela. A lama misturada com urina, excremento e outros resíduos que a maré traz, quando ainda não é caranguejo, vai ser. O caranguejo nasce nela, vive nela. Cresce comendo lama, engordando com as porcarias dela, fazendo com lama a carninha branca de suas patas e a geléia esverdeada de suas vísceras pegajosas. Por outro lado o povo daí vive de pegar caranguejo, chupar-lhe as patas, comer e lamber os seus cascos até que fiquem limpos como um copo. E com a sua carne feita de lama fazer a carne do seu corpo e a carne do corpo de seus filhos. São cem mil indivíduos, cem mil cidadãos feitos de carne de caranguejo. O que o organismo rejeita, volta como detrito, para a lama do mangue, para virar caranguejo outra vez.”  JOSUÉ DE CASTRO

Cultura:

O recife é mesmo apaixonante, é uma cidade de encantos mil. Em nossas danças temos o frevo, culinária indígena, africana e portuguesa,  o recife possui, praticamente o mundo inteiro em sua mesa,  sarapatel, caldeirada, buchada, feijoada,  cuz-cuz, tapioca...  Os cinemas como o cinema são luíz é tem uma rica concepção artística e arquitetônica. Teatros importantes como o Santa Isabel, Valdemar de Oliveira, Apolo.Entre os museus têm destaque o Museu do Estado de Pernambuco, que guarda acervo histórico sobre o estado e a cidade, o Forte das Cinco Pontas, conta boa parte da história do Recife, o Museu do Homem do Nordeste (idealizado por Gilberto Freyre), e o Museu da Abolição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (6.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com