TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórias Traduzidas Em Amor E Revolta

Monografias: Histórias Traduzidas Em Amor E Revolta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

Histórias traduzidas em amor e revolta

Osório, 2013

Introdução

No presente trabalho, visamos apresentar tanto as histórias dos filmes, “Good Bye, Lênin e Frida”, e do livro “Revolução dos Bichos”, quanto o contexto histórico onde foram inseridos, como na ascensão de Stalin ao poder, e na queda do muro de Berlim. Este período de transição no sistema monetário europeu, se dá através de revoluções, tais que em sua maior parte marcaram a queda do comunismo/ socialismo europeu e o início da implantação do sistema capitalista em determinados países da Europa.

Histórias traduzidas em amor e revolta

Obras literárias e cinematográficas contrapondo regimes

Primeiro presenciamos o sangue e o medo. Depois as pessoas se revoltam e surgem ideias divergentes, contraditórias e sem muitas bases além da indignação pessoal e da motivação por algo melhor, um ciclo quase natural que nos trouxe uma revolução russa, duas guerras mundiais, e a construção de um muro que levou a divisão de famílias e a destruição de vidas em um mundo bipolarizado que não sabia qual caminho seguir. Um ciclo quase “natural” comconseqüências que atingem não só a uma pessoa, e sim a uma população inteira que muitas vezes acaba sofrendo pelas escolhas de seus governantes.

A revolução dos bichos é, teoricamente, uma fábula infantil, mas que no fundo começa com um ser humano carregando os traços de um Czar, passa por uma revolução animal que se inicia no comunismo tendo como valor ético o principio de que todos são iguais, masque com o tempo vai setornando uma sociedade hierarquizada e perdendo seus ideais, ao final de que os porcos considerados como os animais mais inteligentes, tomam a figura de Stalin e com isso retornam a opressão e as hierarquias, deixando as características comunistas de lado e retornando ao capitalismo onde no topo da pirâmide ficam os socialmente mais poderosos, prevalecendo assim, o valor de que “manda quem pode, obedece quem precisa”.

O filme Frida se passa em uma época em que a sociedade mexicana se encontrava dividida, de um lado com poucas famílias ricas que tinham o domínio social e econômico e de outro, comunistas fervorosos. Frida foi por toda sua vida personagem forte e ativa no PCM (partido comunista mexicano), transpassando esses traços para suas pinturas que em muitos momentos resgatavam a cultura de seu país de origem e deixavaexposto ás críticasà monarquia dos países europeus. Uma mera peculiaridade que é deixada exposta ao longo do filme é o repúdio ás pinturas feitas para senhores em telas que seriam deixadas em suas salas de jantar, como se fossem fotografias feitas por pintores que se renderam ao capitalismo e a adoração ao que hoje chamaríamos de grafite nos muros e lugares de acesso público, deixando clara a idéia de que todos devem ter acesso a qualquer coisa.

De uma maneira mais calma e menos sensual do que o filme anterior, temos Adeus Lenin, que nos trás tanto o amor verdadeiro de uma mulher ao socialismo que foi imposto ao erguerem o Muro de Berlim, e separarem a Alemanha como se fosse uma maquete quebrada ao meio, quanto a Grande Reunificação e a volta do capitalismo. É possível notar os dois partidos se contrapondo, as pessoas mais velhas tendo uma ideologia em cima do socialismo enquanto as gerações mais novas protestam pela queda do muro e a volta do sistema capitalista que não demora a acontecer, já que a Alemanha Oriental acabou ficando sem governantes devido ao fato de que era governada pela Russia, que passou a ter complicações entrando em um colapso econômico e político.

Logo, temos uma obra literária com o intuito de explicar de modo simples e até mesmo infantil como funciona tanto o comunismo quanto o capitalismo, e duas obras cinematográficas contrapondo os dois tipos de governo e deixando claro em suas produções o que homens são capazes de fazer por amor ou ódio pela sua pátria.

Queda da Monarquia e a Ascensão Comunista ao poder na Rússia

No começo do século XX, sob o comando de um Czar, em uma sociedade nada contente com a sua monarquia absolutista, onde quase todos os cidadãos não tinham nenhum dinheiro devido aos altos impostos pagos para sustentar o sistema de Nicolau II, a Rússia era um país onde mesmo os cidadãos que viviam no meio urbano estavam completamente descontentes com o comando de seu Czar.

Em 1905, cansados de tanto poder na mão de poucos, milhares de manifestantes impulsionados pelo desejo de melhores condições de vida saem pelas ruas e são fuzilados no tão conhecido Domingo Sangrento, onde o Czar Nicolau II mostra a violência de seu terrível governo. Devido a esse acontecimento, a vontade de melhorias só cresceu junto com a indignação de um povo pelo seu modo de governo.

Foram então criadas as organizações de trabalhadores russos, (as chamadas sovietes) liderados por Lênin e que eram um passo a mais rumo à revolução socialista e a queda da monarquia absolutista na Rússia.

A situação do Czar já não ia muito boa, ainda assim Nicolau II jogou a Rússia na Primeira Guerra Mundial. Os gastos e os prejuízos serviram para aumentar ainda mais a insatisfação popular com o Czar. As greves espalharam-se pelo território russo como uma praga, motins dentro do próprio exército do Czar e pedidos de manifestantes populares por democracia, empregos, melhores salários e fim da monarquia czarista.

Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumido por Kerenski como governo provisório. Mesmo com a mudança de poder, poucas coisas haviam mudado. Uma nova revolução liderada por Lênin ocorreu em outubro de 1917. Lênin assumiu o governo e implantou o socialismo. Foi prometida paz, pão, liberdade, trabalho e muitas coisas que o povo queria. As terras foram para os trabalhadores do campo, as fábricas foram para os trabalhadores urbanos e Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial, instalando um partido único na Rússia, o PC ( Partido Comunista ).

Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ). Um período de grande crescimento econômico aconteceu e a URSS tornou-se uma grande potência econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com