TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico do Trabalho no Brasil

Por:   •  19/9/2018  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Histórico do trabalho no Brasil:

Quando se fala de trabalho no Brasil é inevitável remeter ao período colonial, o Brasil Colônia, marcado pelo abuso ao trabalho, o trabalho escravo. A colonização foi decorrente do pensamento de gerar riquezas à metrópole, e isto dependia do tráfico e trabalho de escravos. Como era exercido por negros, o trabalho era visto como algo degradante (por este motivo as pessoas não se disponibilizavam à trabalhar).

Devido à pressões dos ingleses, o sistema escravista entra em crise no século XIX, acabando com o tráfico negreiro. O escravo ficou escasso e caro, o que obrigou a lavoura cafeeira à buscar escravos nordestinos. Com esta "crise" em relação ao tráfico, era preciso fazer uso do trabalho livre devido à falta de escravos.

Houve então o declínio das bases do sistema feudal e produção de manufaturas. Posteriormente a burguesia mercantil se tornou a classe hegemônica (compra de trabalho artesão).

Com a Revolução Industrial houve a automatização de algumas atividades (ex tear mecânico), capitalistas compram as máquinas e contratam pessoas pra opera-las. A partir daí surgem as fábricas e com elas o trabalho assalariado.

A evolução da administração das relações humanas no Brasil pode ser desencadeado principalmente pelo golpe de 30 como também o surgimento da legislação trabalhista.

Com o golpe de 30 foi possível uma ditadura que durou 15 anos. A Era Vargas pode ser dividida em 3 momentos: governo provisório , constitucional e ditadura do estado novo. Vargas tinha um projeto político , que era centralização do poder, rompendo com o modelo liberal , e em seu governo também o Estado intervia na economia. Na economia , Vargas implementa um projeto de industrialização no pais. Cria as leis trabalhistas , com melhorias à população.

Em 1932 tem-se a chamada Revolução Constitucionalista ,com os paulistas querendo retomar ao poder, e com a derrota da mesma fica evidente que o Estado brasileiro iria seguir com o projeto de industrialização. Em 1934 foi criada a "Constituição de 1934" em que introduzia mudanças como federalismo, eleição presidencial com voto direto e secreto e também , o voto feminino. Vargas então , é reeleito por mais 4 anos , iniciando o "governo constitucional" que é marcado pela polarização política.

Os planos para industrialização foram a burguesia financiadora do processo e o Estado desenvolvendo o processo. Inciado o processo em 1930 mantendo se até 1980 é marcado por uma característica , de que o estado quem industrializa . A agricultura perde seu peso pois a economia agora, se constituía como uma economia industrial.

com fascistas de um lado e comunistas do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com