TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem Enquanto Ser Social

Dissertações: Homem Enquanto Ser Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O seguinte artigo mostra como o homem em determinados momentos da vida, cresce, e se afirma como ser humano em uma determinada sociedade como pode ser seu desevolvimento mediante a vida social.

O homem enquanto ser social partilha uma herança genética que define como ser humano.

A nossa estrutura cerebral permite-nos desenvolver a linguagem e interpretar os estimulos provenientes do meio.É na capacidade de o ser humano se adaptar ao meio e de transmitir as gerações seguintes as suas conquistas,é na sua capacidade de aprender que reside a linha que distingue o ser humano do animal.O homem nasce em uma sociedade,cresce e morre em sociedade.

Ser social também é viver em sociedade com outras pessoas onde existem regras/normas que devam ser cumpridas para ter equilibrio.O homem vai se construindo desde a infância através de uma realidade diversificada pelo qual se constrói como sujeito.

Nos tempos atuais a nossa sociedade é influenciada em crenças,atitudes,medos,supertições,entre outros,cada cultura ou grupo social tem suas influencias uma delas é o “mito”.

Na educação infantil e nos relacionamentos amorosos,o mito de certa forma fortifica os seres humanos.Os mitos modernos não envolvem mais a totalidade do real como ocorria nos mitos gregos,romanos ou indigenas.Podemos escolher um mito da sensualidade,outro da maternidade,sem que tenham de ser coerentes entre si.

O homem é um ser inteligente,criativo e sensível,graças às capacidades de pensar.Logo o homem será tanto mais homem quanto maior for o domínio da linguagem que é umas das maneiras dele se mostrar social ao mundo.A linguagem é responsável por estimular os processos mentais abstratos que geram o conhecimento.O termo linguagem não se refere necessariamente a fala,essa não é apenas uma,mas conjuntos de símbolos,compreensões destes,culturas e outros.

A linguagem,poderosamente,cria a realidade individual,pois a forma como vemos as coisas,o mundo externo,são os valores que damos ao que está ao nosso redor.Tudo sempre estará relacionado aos fatos a nossa vida.Assim se explica a maneira como interagimos com discursos,dialogos,imagens e outras coisas de maneira diferente uns dos outros.

A realidade da vida cotidiana é expressa e representada por sinais e pela linguagem.Isto é fundamental para que ocorra a objetivação,ou seja o fato de transmitir o conhecimento.Além da interação direta,como face a face,existem outras influenciadas por fatores como o tempo,que exigem outra forma de transmissão.É ai que surge a linguagem e os sinais.

A linguagem acaba dando uma representação simbólica ao conhecimento da vida cotidiana.Este conhecimento é um elemento importante,pois as estruturas básicas da vida cotidiana são apresentadas pelo “estoque” social do conhecimento.Nesse estoque está também o conhecimento de como ele,é distribuido.

Contudo o homem deve sua vida a educação,pois ela é fundamental para seu desenvolvimento intelectual.O homem é um ser destinado ao saber, pois é o único animal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com