TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO: PSICOLOGIA E PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

Síntese o que é Psicologia social


INTRODUÇÃO: PSICOLOGIA E PSICOLOGIA SOCIAL

Segundo Silvia T. Mauer Lane A Psicologia Analisa o comportamento, desde os vinculados conscientemente até os inconscientes a inúmeros níveis. Para assim definir se determinado comportamento é social levam-se em conta os impactos genéticos e ambientais no organismo, bem como suas qualidades individuais geradas por esses dois fatores.
A Psicologia Social refere-se a estudar o comportamento de indivíduos no que tange suas influências sociais, ainda assim procurando o que nos caracteriza como espécie dentro de certas condições ambientais. Para isso estuda a linguagem, história, cultura, entre outros aspectos.

COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS

Os outros

Segundo Silvia T. Maurer Lane. Nos grupos sociais encontramos normas, que representam os papéis sociais, determinando assim as relações de seus indivíduos que serão mais ou menos rígidas, dependendo da necessidade de manutenção do mesmo. Temos como exemplo o papel de mãe, professor, policial, Médicos entre muitos outros. Mas para que todos esses papéis sejam “interpretados” faz-se necessário que exista sempre uma influência entre os indivíduos e que haja relacionados aos papéis que os complementem, é o exemplo do chefe e seus chefiados.


Segundo Silvia T. Maurer Lane. A individualidade pode existir desde que se mantenham as convivências básicas exigidas e as particularidades essenciais do papel para a preservação dessa sociedade. Existir em grupo também consisti essa individualidade, pois permite o comparação em que cada um é capaz de construir seu eu nessas interações.

A Identidade social

Segundo Silvia T. Maurer Lane Nossas Características de personalidade, história de vida, etc. É o que nos define como Indivíduo, Principalmente o que respondemos quando a Pessoa pergunta sobre quem somos e que basicamente se constrói em nossa relação com os de mais Indivíduos .

Consciência de si

Segundo Silvia T. Maurer Lane  Porém são as condições sociais decorrentes da vida material que os determinam.
Que ações sociais seriam instituições sociais que vão-nos sendo mostrada ao longo da vida como se tornarem ”indispensáveis e naturais”, dando-nos a ilusão de liberdade. Simplesmente quando perguntamos a condição sócio-histórica em que vivemos e as técnicas empregadas nessas ações e suas necessidades, que ditam por que agimos como agimos, é que estaremos promovendo a consciência de nós mesmos.

COMO APREENDEMOS O MUNDO QUE NOS CERCA

A linguagem

Segundo Silvia T. Maurer Lane O trabalho co-responsável, arrumado, estratégico e que porpociona ao Individuo é capaz de controlar as forças da natureza, só foi possível graças a esse avanço.

As pesquisas mostram, a ênfase é fruto do avanço histórico humano, quando esses necessitaram contribuir para sua sobrevivência.
O linguajar desenvolveu ainda mais, devido à maior dificuldade das partes do trabalho, pois a sobrevivência estando segura permitia aos Indivíduos voltar-se a outras concepções, tais como as tecnologias, religião, arte, entre outros. Isso desenvolveu de tal modo que resolveu ainda mais o trabalho: em intelectual e manual.

Segundo Silvia T. Maurer A evolução intelectual dependendo muito do progresso da linguagem aponta os estudos, pois esse é a circunstância essencial para que se dê o processo que nos possibilita desenvolver, abstrair, figurar, ir para além do aqui e agora se “trazendo assim no espaço e tempo”, planejar, prever, lembrar, simbolizar, idealizar, entre outras capacidades.
Finalmente representações são forjadas tendo como base nossas relações sociais. Elas se dão, por exemplo, na proporção em que outros conceituam e afirmam determinado objeto como sendo tal. Portanto a representação é o sentido pessoal que damos aos significados realizados pela sociedade.


A HISTÓRIA VIA FAMÍLIA E ESCOLA

À família

Segundo Silvia T. Maurer Lane A objetivação de Família são vários arranjos Familiares que são eles: Família matrimonial clássica, nascida do casamento, é chamada de “Família Matrimonial.” Família monoparental “acontece quando apenas um dos pais é o provedor de arcar com todas com as responsabilidades de criar e educar os filhos. União estável e “concubinato no momento atual é um desfecho jurídico que caracteriza uma união não formalizada pelo casamento civil. Ocorre quando uma mulher passa a conviver com um homem, em caráter longo, como se fossem marido e mulher, teoricamente sob o mesmo teto. Concubina e Amante, para muitos, são simples sinônimos. família homoafetiva Homoafetivo é o adjetivo que qualifica uma pessoa que gosta e sente atração por pessoas do mesmo sexo. O termo homoafetivo foi criado para diminuir o conceito pejorativo que se dava aos relacionamentos homossexuais, para tratar do direito relacionado a união de casais do mesmo sexo. Entre outros arranjos familiares Membros impostos Dentro dela há uma organização de poder, em que, por exemplo, homem pode deter mais poder em determinadas áreas, a mulher ser mais responsável pala educação dos filhos, mas não possuir poder de decidir no julgamento do marido, o filho primogênito por sua vez pode possuir mais voz e direitos e assim por diante. Dependendo da sociedade a ser analisada essa estrutura pode possuir diversas características.

Cabe a ela reproduzir a força de trabalho e conservar e Propriedade e influência.

Segundo Silvia T. Maurer Lane Primária relaciona-se ao processo em que a criança, a se ver diferente do meio e dos outros, dá importância àqueles que promovem seus sustento e necessidades básicas nos primeiros anos de vida, pois esses se tornam para ela extremamente importante afetiva e emocionalmente, ela passa a se reconhece com eles, o que se reflete conseqüentemente em seus valores e comportamentos que se formação na devida ordem

A escola

No ambiente escolar a autoridade perde parte do ponto de vista que antes era fortemente trabalhado na formação familiar. A escola faz desmostrar como à família, responsável por apresentar concepções éticas e morais aos responsáveis pela concepção de confirmar o progresso de novas capacidades que atribuições upgrade do país.

Os professores já p apresentável que são os ícones de autoridade fundamentais com o poder que possuem de aprovar e reprovar.

Na escola que avalia aquela capaz de proporcionar a formação de Pessoas conscientes de suas condições sócio-históricas, e que em conseqüência disso serão capacitados de reestruturar as práticas sociais. Esse exemplo foi relativamente realizado em 1968/9 no Brasil como um anteprojeto de reforma universitária planejado pelo governo, mas sem qualquer consulta as bases. De vários projetos que surgiram, algumas foram feitas, em caráter experimental. Porém essa pratica não durou mais que seis meses, pois no ano seguinte o poder organizacional exigiu um retorno às normas correntes Sob pena de não reconhecimento de diplomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com