TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idosos

Resenha: Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

A população é tradicionalmente dividida em grupos pela faixa etária: pré-escolar, crianças em idade escolar, adolecentes, adultos jovens de 25 a 40 anos, adultos de meia-idade de 40 a 65 anos e adultos idosos com idade superior a 65 anos.

O envelhecimento populacional no Brasil pode ser exemplificado por um aumento da participação da população maior que 60 anos no total da população, além de que a população mais idosa, ou seja, com 80 anos ou mais, está aumentando, o que vem levando a uma heterogeneidade do segmento populacional chamado idoso, inclusive com novas terminologias e conceitos, como “terceira idade” e “quarta idade” (CAMARANO, 1999).

De acordo com Camarano (2002) “o aumento da longevidade conjugado com o momento pelo qual passa a economia brasileira com efeitos expressivos sobre o jovem tem levado a que o idoso assuma papéis não esperados nem pela literatura e nem pelas políticas”.

No caso da população idosa feminina, Camarano (2002) mostra que a mulher, mesmo idosa, continua desempenhando seu papel de cuidadora e assumindo o papel de provedora. Ë muito comum na literatura atribuir à mulher o papel de dependente, porém as idosas estão assumindo papéis cada vez maiores na chefia das famílias, além do grande crescimento em seu número em relação aos homems.

Moreira (1997) diz que no caso brasileiro a intensidade com que se dá o envelhecimento da população não tem correspondência histórica de países que já iniciaram há mais tempo, e é também mais amplo que aqueles países que guardam algumas similitudes com o Brasil. Considerando este cenário, o Brasil do futuro próximo será o país dos jovens dos anos 60-70. Neste sentido, Camarano (1999) cita “ No caso do Brasil...uma proporção importante do seu crescimento já está determinada pela estrutura etária atual: os idosos do futuro já nasceram”.

As previsões de crescimento da população idosa até o ano 2050 pode ser vista na figura 2 abaixo, onde além do crescimento da população idosa, mostra o grande aumento da população feminina em relação à masculina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com