TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imigrantes No Rio Grande Do Sul

Casos: Imigrantes No Rio Grande Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

No início do Século 18, o governo de Portugal e o do Brasil sentia que se não acelerasse a colonização no Brasil principalmente o Sul, iriam perder parte do território conquistado pelas Entradas e Bandeiras, pelos Castelhanos ou espanhóis. A única alternativa seria levar colonos europeus para o Brasil, Porque os escravos negros não sabiam trabalhar a terra, e os Índios eram amantes a liberdade e a natureza trabalhava só para sobreviver.

Nessa época a maioria dos Países da Europa, estavam passando por um período muito difícil por problema de Guerras e Revolução Social, o governo português em conjunto com o do Brasil, oferecia aos colonos europeus que quisesse ir ao Brasil, o transporte, terras, ferramenta, comida e arma, essas eram para se proteger dos animais ferozes

que tinha nas terras que eles iriam receber.

Os primeiros a despertar interesse pela oferta foram os colonos alemães, as famílias se registravam e ficavam à espera da chamada. Ao ser chamado embarcavam em Veleiros e seguia rumo ao Sul do Brasil, muitos deles morriam durante a viagem, uns por doenças e outros pela longa viagem que chegava a demorar meses.

Ainda no início do Século18, começaram a chegar ao Sul do Brasil os primeiros colonos Alemães. Ao desembarcar no Porto dos Casais hoje Porto Alegre, ficavam algumas semanas as esperas da terra prometidas.

Como na Alemanha eles viviam e trabalhavam nos vales dos rios, ao chegar ao Rio Grande do Sul, deram preferência para ocupar as terras as margens dos Rios, como Rio dos Sinos, Rio Taquari, e outros, usava os rios como meio de transporte para levar ferramentas e comida aos colonos imigrantes que formavam pequenos agrupamentos de famílias, no meio da mata, além de plantar os produtos para se alimentar, eles plantavam fumo para usá-lo e para vender.

De 1835 até 1845 foi interrompido o transporte de imigrantes Alemães, nesse período a Revolução Farroupilha envolvia todo o Rio Grande do Sul, depois de 1845 continuou a entrada de mais famílias imigrantes Alemães até o fim do Século 18.

No início os imigrantes sofreram muito para se adaptar as novas terras, o clima, as doenças, a pobreza e a saudade da Pátria mãe.

Quando a pobreza é grande as pessoas se apegam a tudo que promete melhorar sua condição de vida e consolo espiritual. Naqueles anos difíceis, no interior de São Leopoldo, surgiu uma moça com o nome de Jacobina, ela se dizia enviada por Deus, e o povo começou a acreditar no que ela dizia. O grupo ia crescendo rapidamente de início eram pacifico e depois para poder comer passaram a roubar, e junto começou a surgir os crimes. Depois de várias tentativas pela polícia local para terminar com a seita de Jacobina e parar com os crimes sem conseguir. Então o Exército com mais de 500 soldados bem armado atacou o acampamento, provocando um massacre, onde morreram centenas de adultos e crianças, só assim conseguiram a terminar com a seita de Jacobina. Com o passar do tempo começaram a surgir pequenas cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Santa Cruz e outras, e começou a surgir pequenas fabricas famílias onde faziam ferramentas, calçados e outros produtos que havia demanda na época, hoje essas cidades têm uma infraestrutura de cidade grande, mas assim mesmo conserva suas raízes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com