TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação Da Musica "como Nossos Pais"

Monografias: Interpretação Da Musica "como Nossos Pais". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  5.633 Visualizações

Página 1 de 5

Como os nossos pais – Elis Regina

Intérprete Elis Regina:

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 – São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma intérprete brasileira. Conhecida por sua presença de palco histriônica,1 sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos.

Como muitos outros artistas do Brasil, Elis surgiu dos festivais de música na década de 1960 e mostrava interesse em desenvolver seu talento através de apresentações dramáticas. Seu estilo era altamente influenciado pelos cantores do rádio

Compositor Belchior:

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido simplesmente como Belchior, é um cantor e compositor brasileiro. Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.

Belchior nasceu em Sobral no Ceará, e foi um dos primeiros cantores nordestinos a fazer grande sucesso no Brasil. Uma das cantoras que percebeu logo o potencial de Belchior foi a própria Elis Regina, que regravou a canção "Como nossos pais". Elis Regina, apelidada de pimentinha por Vinícius de Moraes, nasceu em Porto Alegre e é considerada uma das maiores artistas brasileiras.

Música

Intérprete – Elis Regina

Compositor – Belchior

Ano de divulgação – 1976

Álbum – Falso Brilhante

A discussão sempre presente na relação entre pais e filhos é a alma dessa canção. Quando somos jovens sempre achamos que nossos pais estão errados, que a educação que recebemos poderia ter sido melhor, porém quando crescemos e temos filhos repetimos o mesmo que nossos pais faziam conosco. É isso que Belchior quer mostrar na letra dessa bela música. Os versos “ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais” deixam tudo bem claro. Nós até mudamos, mas ainda vivemos do mesmo modo como os nossos pais viviam.

Alem de tudo isso, Belchior também quer mostrar que o mundo pouco mudou. Por mais que as tentativas de mudanças fossem aplicadas, o modo como vemos o mundo é o mesmo.

A opinião do professor Eliude A. Santos sobre a canção coloca uma análise ainda mais clara sobre a importância de sua letra. Segundo o professor, “Como os nossos pais é um hino à juventude que amadurece percebendo que o mundo é uma constante, porque é feito de homens que se acomodam e de outros que lutam por mudança”.

Como nossos pais torna-se ainda mais bela com a interretação de uma das melhores vozes que esse país já ouviu, ou seja, com Elis Regina interpretando a canção como uma verdadeira atriz que vive aquele momento, o entendimento da música se dá por completo.

A canção lançada em 1976 entra para o blog como uma bela letra, uma excelente interpretação e um tema bastante interessante de se pensar.

A canção "Como nossos pais" surgiu em meados da década de 70, ou seja, em pleno regime militar. Segundo A DÉCADA DE 70, Apogeu e crise da ditadura militar, os anos setenta foram anos de contrastes, inicou com o apogeu do golpe militar no Brasil, do regime implantado pelos militares, mas também foi do declínio deste regime implantado desde o inicio dos anos 60. Os anos setenta podem ser vistos como anos de chumbo brasileiro, anos em que os movimentos sociais foram sufocados, muitos presos políticos, tortura, exílio forçado, mas também vivenciou o fim deste regime no final da década com o ressurgimento dos movimentos sociais e a derrocada do regime militar. Elis Regina era uma das artistas que lutavam pela liberdade e esta canção caiu como uma luva em seus ideais. É de arrepiar a intensidade com a qual Elis Regina interpretou "Como nossos pais" na versão exibida no fantástico (infelizmente não sei ao certo a data, mas certamente foi durante o regime militar).

"Como Nossos Pais," Belchior

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com