TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Estudo De Marx Resenha

Artigos Científicos: Introdução Ao Estudo De Marx Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha – Introdução ao Estudo do Método da Teoria de Marx

Em Introdução ao estudo do método da teoria de Marx, José Paulo Netto, diz que o método é um dos problemas centrais da teoria social; E que na Teoria social de Marx, o método se apresenta como um nó de problemas.

A questão do método é polemica porque tem o objeto por natureza, e que os problemas estão relacionados com a natureza teórica filosófica e com razões ideopolíticas e projetos revolucionários.

Marx analisou a sociedade que se fundou no modo de produção capitalista, nunca foi obediente á burguesia, buscou a verdade a serviço da revolução socialista e dos trabalhadores. Aos 23 anos se tornou doutor em Filosofia pela universidade de Jena, em 1847/1844 se confrontou com a filosofia hegueliana e sob a influência de Feuerbach começou a revelar seu lado pensador.

Por causa das provocações das formulações de Engels acerca da economia política de Marx, direciona suas pesquisas para a análise da sociedade fundada no modo de produção capitalista. Ao analisar a sociedade burguesa, Marx tinha o objetivo de descobrir a sua dinâmica, e nesse processo de elaboração do conhecimento da realidade social não foi abrupto ou intuitivo, mas, resultado e investigação demorada.

Netto diz que para Marx, a teoria é um tipo de conhecimento, e esse conhecimento teórico se dá ao conhecer o objeto como ele é de fato (tal qual) na sua verdade, e não depende de como o pesquisador gostaria que ele fosse. Então, a sociedade burguesa (objeto de pesquisa) existe de fato e nos dá a objetividade do conhecimento teórico, porque parte da aparência, alcança a essência do objeto, sua estrutura e sua dinâmica.

Para Marx e engels, as relações sociais e também o ser social resultam do trabalho porque é onde os homens desenvolvem suas forças produtivas, no dia a dia, com cada nova necessidade, e é um processo em movimento, inacabado, onde modificam o seu modo de produção transformando as suas relações sociais e também produzem os princípios, as ideias, as categorias, de acordo com essas relações sociais.

Segundo o autor, para Marx o recurso indispensável é a abstração, porque é através dela que o pesquisador extrai o objeto, visível, aparente e assim pode isolar-se para analisar e retirar do elemento abstraído as sua determinações mais concretas, por isso o conhecimento concreto do objeto é o conhecimento de suas múltiplas determinações.

Para Marx, as categorias são históricas e transitórias porque são objetivas, reais e exprimem formas do modo de ser, determinações de existência, aspectos de dada sociedade.

Em suma, o método de Marx como explicou Netto, foi muito além do estudo, nos deu a base necessária para a teoria social, é um método de conhecimento, e se esse conhecimento não for sólido, verdadeiro, não será eficiente como pratica profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com