TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução" - De "A Invenção Das Tradições" - Eric Hobsbawm

Exames: Introdução" - De "A Invenção Das Tradições" - Eric Hobsbawm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 2

ric Hobsbawm, nascido em Alexandria, em 1917, é um historiador reconhecido internacionalmente pela sua capacidade e versatilidade, dispensando apresentação no meio acadêmico por conta de sua rica e conhecida produção nos estudos sobre classes populares, ideologias políticas e sociais, história contemporânea e teoria da história.

Um de seus interesses é o desenvolvimento das tradições e também o estudo de sua construção no contexto do Estado-nação. Argumenta que muitas vezes as tradições são inventadas por elites nacionais para justificar a existência e importância de suas respectivas nações. Hobsbawm reconhece em sua “Introdução” à obra “A invenção das tradições” que a expressão título corresponde a uma questão interdisciplinar e referenda a contribuição da historiografia nesse campo comum também aos antropólogos sociais e outros estudiosos de ciências humanas que devem considerá-la útil às suas pesquisas.

A expressão “invenção das tradições” é utilizada em sentido amplo, mas bem definido, incluindo tanto as tradições propriamente inventadas e institucionalizadas, quanto àquelas que surgem repentinamente e da mesma forma se estabelecem, permanecendo tal como as outras, como se sua origem fosse remota, ainda que durem relativamente pouco. Esse conjunto de práticas de natureza ritual ou simbólica teriam por objetivo incorporar determinados valores e comportamentos definidos por meio da repetição em um processo de “continuidade em relação ao passado”, via de regra, um passado histórico apropriado.

Explica o autor que ela pode se expressar pela escolha de um estilo arquitetônico, por exemplo, funcionando como uma reação a situações novas, funcionando como referência a situações anteriores em uma continuidade artificial. Esse contraste torna interessante o estudo do tema na história contemporânea, pela tentativa de se estruturar de modo imutável e invariável alguns aspectos do meio social ao mesmo tempo em que se apresentam constantes as mudanças e inovações do mundo moderno.

Apresenta a diferença entre tradição e costume (vigente nas sociedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com