TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Início do Governo Vargas

Por:   •  22/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Governo Vargas – 1930 (Início)

A partir do apoio do movimento Tenentista, que se iniciou no ano de 1920, Getulio Dornelles Vargas partiu do Rio Grande do Sul em direção à metrópole em busca de apoio para o pretendido golpe de tomada do poder que foi efetivado em 1930.

Conquistado o apoio de Minas Gerais, região dotada de crescente influencia na política nacional, Getúlio e seus seguidores partiram em busca pelo poder político vencido pelo presidente Julio Prestes, ressaltando que esse último foi eleito nas eleições precedentes.

Antes de tudo, é possível citar o contexto do golpe relacionando-o com a quebra da Bolsa de Valores em Nova Iorque no ano de 1929, em que a especulação financeira sobre as ações da bolsa caiu e, por consequência, houve o início de crises financeiras em vários países, a exemplo do Brasil, em que ficou no prejuízo com suas altas safras cafeeiras que eram destinadas aos americanos.

Nessa linearidade, Vargas, ao conquistar o poder, teve como objetivo reorganizar a vida política do país. Neste período, deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal), pois, como um bom centralizador, era viável que a política girasse em torno do seu controle.

Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo e, por esta razão, foram designados representantes do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional, visto que os coronéis dominavam e reversavam o controle da política nacional com base em acordos burgueses, excluindo, assim, a classe populista (classe que Vargas direcionou sua atenção durante o seu governo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com