TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GOVERNO VARGAS

Por:   •  4/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

GOVERNO VARGAS

O político brasileiro e advogado Getúlio Vargas foi presidente da republica a partir de 1930, onde governou durante 15 anos ininterruptos, até 1954. Ele começou o seu mandato após o Golpe de Estado, instaurando uma ditadura que ficou conhecida como Estado Novo, botando fim à república velha. Isso aconteceu no período de 1930 à 1945. Em 1951 foi eleito pelo povo, encerrando seu mandato com o trágico episódio de seu suicídio.

Getúlio Vargas teve como uma de suas primeiras mudanças no país, a Revolução Constitucionalista de 1932, onde os paulistas apresentaram insatisfação com o governo provisório de Vargas, exigindo a convocação de eleições. Essa insatisfação gerou uma série de manifestações de rua contrárias ao governo Vargas. Numa destas manifestações houve a morte de quatro estudantes, ficando como um triste marco na história política brasileira. Mesmo derrotando as forças oposicionistas os setores varguistas passaram por uma reformulação.

Em 1937 enquanto eram aguardadas as novas eleições presidenciais instituídas pela Constituição de 1934, o governo Vargas denuncia a realização de um suposto golpe de Estado comunista para tomada do poder. Esse seria o pretexto para que Getúlio Vargas instaurasse, a 10 de novembro de 1937, o Estado Novo, uma ditadura que lhe dava plenos poderes.

Vargas deixava claro para a população que o objetivo do Estado Novo era “reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país” a partir daí houve a intervenção do Estado em diversos setores da economia do país, sempre com a desculpa do “bem comum”. O Estado Novo foi um período de diversas atribulações políticas, onde ocorreu vários casos de abuso de poder, perseguições políticas e mortes. Sem deixar de mencionar os casos de tortura.

Por outro lado, apesar da ditadura, O governo de Getúlio Vargas realizou a criação do Museu Imperial de Petrópolis, Lampião e seu bando foram capturados e mortos, pondo fim a uma onda de terror no Nordeste brasileiro, foram construídas estradas, como a Rio-Bahia, a primeira rodovia que ligava o centro-sul ao nordeste e foram também criadas as primeiras leis de regulamentação da indústria do petróleo. Além disso, Vargas criou a  Justiça do Trabalho, instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT, os direitos trabalhistas que são a carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. 

GV investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional , a Vale do Rio Doce , e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco. Em 1938, criou o IBGE. Por essas razões Getúlio ficou conhecido como “pai dos pobres”. Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

Em 1951, Getúlio entra no poder por meio de votos populares, vencendo uma eleição contra o Brigadeiro Eduardo Gomes e Cristiano Machado. Neste governo, continua com a política nacionalista.

Neste governo criou a campanha do “Petróleo é Nosso” que resultou na criação da Petrobrás.

Outra atitude do seu governo foi convidar para assumir o Ministério do Trabalho, João Goulart, que em um período de intensa atividade grevista decidiu defender que era necessário reajustar o salario em 100%.

- Em 1954, o clima político no Brasil era tenso e conflituoso. Havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (295.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com