TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Olimpicos

Monografias: Jogos Olimpicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  282 Visualizações

Jogos Olímpicos de Verão de 1956 ou Jogos da XVI Olimpíada foram os primeiros Jogos Olímpicos a finalmente atravessarem a linha do Equador e instalarem-se no Hemisfério Sul, mais precisamente no Melbourne Cricket Ground, na cidade de Melbourne, Austrália, que foi eleita cidade-sede por apenas um voto de diferença, entre os dias 22 de novembro a 8 de dezembro, com a participação de 72 nações, representadas por 3314 atletas, sendo 376 mulheres.

Pela primeira vez uma das modalidades esportivas dos Jogos não foram realizadas nem na cidade nem no país anfitrião, com o hipismo sendo transferido para Estocolmo, Suécia, e disputado cinco meses antes de Melbourne, graças as severasleis australianas relativas à quarentena de animais que impediam a entrada de cavalos estrangeiros no país.

Pela primeira vez, a política internacional se tornou protagonista dos Jogos. A Guerra Fria,em seu início, foi responsável pelos primeiros boicotes e desistências dos Jogos Olímpicos. Posteriormente seus reflexos seriam sentidos em todas as edições até o final do século XX. A invasão da Hungria por tropas soviéticas naquele ano causou a desistência da Espanha,Países Baixos e Suíça. Os egípcios, os iraquianos e libaneses boicotaram o evento em protesto pela presença anglo-francesa, então intervindo com tropas na questão do Canal de Suez. Além disso, uma discussão incontornável entre Chinae Taiwan fez com que a primeira se recusasse a comparecer devido à presença da segunda, num conflito que demoraria 28 anos para ser resolvido. Apesar dos boicotes, algumas dessas nações participaram das competições equestres em Estocolmo

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com