TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAISE EVANGELISTA DE MIRANDA

Por:   •  4/6/2018  •  Resenha  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

LAISE EVANGELISTA DE MIRANDA*

VOVELLE.Michel,Os historiadores.Lisboa.Setembro.2005.pp.45-63

Michel Luc Vovelle é um historiador modernista francês ,formou-se na Escola Normal Superior de Saint-Cloud e em conjunto a Bernand Lepetit precursores da micro-história,  especialista em século XVII e XVIII e  Revolução Francesa. Foi professor de História da Revolução na Sorbonne , diretor do Instituto de História da Revolução Francesa e possui obras como Piedade Barroco e descristianização na Provença do século XVII e teve grande atuação no bicentenário da revolução francesa em 1989.

A princípio o texto escrito por Michel Vovelle trás a dupla concepção de Marx como historiador ou não. Assim, argumentos que envolvem guarda um lugar para Marx na galeria de historiadores renomados por seu uso da ciência histórica , mas contrapondo devido a sua formação acadêmica de jornalista que de modo surpreendente escreveu história , mesmo sem ser formado nessa área , usou os acontecimentos ao seu redor e produziu conhecimento de qualidade , legado para as gerações seguintes . Contudo, não fora reconhecido como profissional da história e por parte isso é justo mediante a formação, mas suas analises são de grande valor para o campo histórico.

No tópico referente a Trier 1818-Londres 1883 , é contada a trajetória que formou o intelectual Marx , sua juventude na Prússia e as revoluções acontecendo ao seu redor. De origem judaica e endinheirada , consegue completar seus estudos e se afasta dos pensamentos hegelianos e inicia sua vida comparada a antiga como miséria , passar a frequenta a Liga dos Justos circuito de militares em prol de revolução social.

Nisto , Marx engaja-se na ação revolucionária e inconformado com a práticas da burguesia e a desigualdade social ver no proletário a chance de mudanças estruturais , e é nesse tempo que conhece Friedrich Engels que se torna seu amigo e auxiliador. No decorrer do tempo Marx passa a estudar a economia política e no mundo que as práticas socialistas começavam a fluir.

As obras de Karl Marx nascem como Ideologia Alemã , e Manifesto Comunista que consagrou os ideais de Marx e seu programa teórico materialismo histórico e o crédito e confiança dada aos proletários pessoas que mudariam juntos o futuro de todos. Assim, vale destacar : “ As lições do fracasso são aprendidas : não é pela simples conquista do poder politico que se operara a passagem à sociedade futura” ( p.49) Nisto é entendido que não è fácil mudar o sistema , vai além de um só querer e essa ideia è muito notável e valoriza nessa passagem escrita por Vovelle.

Marx usou suas indagações para criar movimentos , história e principalmente obras que mostram a insatisfação pessoal com a posição em que a classe menos abastada e decisiva herdava como em O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte (1852-1855) e A Luta de Classes na França (1850-1859). E o quão valoroso para entrar em embate com relação ao sistema vigente opostas as ideias marxista .

Além disso , existe um tópico em que Vovelle descreve A História como Retorno do Real de modo detalhado descreve Marx se abriu as filosofias de seu tempo e depois de aceitar as idéias hegelianas e entender que “o racional seria o real e o real o racional”(p.50) Marx assimilar alguns bons costumes como o termo alienação, mas finaliza se opondo a Hegel e afirmado “ O mundo das idéias é apenas o mundo material transporto e traduzido no espírito humano” (p.51) e isso se torna base para sua construção historiográfica o materialismo histórico e o dialético.

Todavia, Marx continua a fazer críticas sobre sobre as idéias hegelianas e crítica até mesmo Feuerbach , em Teses sobre Feuerbach (1845). Desse modo, Marx traça seus objetivos e quem usara para comprovar suas teses , em que considera “ uma ciência do homem como sujeito da história , submetido a alienação [...] e fazendo dele por essencial um ser social “***.(p.51) . Gerando um determinismo que liga o homem ao econômico levando ao que seria fatal , porém, Marx recusa isso  e levar a ideia de que a História levaria o homem ao seu interesse.

E o texto refere-se a toda a análise dos dominantes e dominados, as fases da história  cada sistema mudar quando surgem contradições dentro do seu interior De um lado a burguesia capitalista e do outro o proletário e Marx é visto como aquele que analisa cada um desses personagens de modo político , econômico e vivenciando . Ademais, é exposto ao longo do texto por meio de sínteses dos volumes de O Capital , e Marx permanece discreto ao falar sobre crise do Capitalismo e entende que o termo revolução deve e merece ser explicado.

Outro , ponto a ser discutido por Vovelle diz respeito as Venturas e Desventuras de Marx que discorre sobre os alcances das teorias de Marx  e como não se tem domínio sobre esse fato, e em analise percebe-se que até mesmo Engels modificou as ideias de Marx e como os Annales refletiram sobre os estudos marxistas e suas influencias para a história. Além disso , é exposto ao longo do capítulo como a crise nos regimes totalitários impactou os modelos socialistas e apesar do marxismo ter fama e descrédito os estudos de Marx são valorosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com