TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE A CRISE DE 1929 E O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO

Artigo: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE A CRISE DE 1929 E O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 3

1- Cite e comente os fatores que influenciaram o processo de industrialização brasileiro.

R. O processo de industrialização brasileira teve inicio no fim do século XIX e intensificou-se a partir de 1930, visto a abolição da escravidão, o grande fluxo de imigrantes no país, a queda na exportação do café que permitiu a acumulação de capitais, temos também, o êxodo rural, a politica nacionalista de Getúlio Vargas e por fim o surgimento de multinacionais, a Tríplice aliança e a ditadura militar. Esses entre outros são fatores que contribuíram para a industrialização do Brasil.

2- De acordo com Celso Furtado o governo brasileiro implantou uma política anti-cíclica ao comprar o café na crise de 1929. Explique como funcionou este mecanismo.

R. Este mecanismo consiste em um conjunto de ações governamentais voltadas a impedir ou minimizar os efeitos do ciclo econômico, cria condições para que a economia produza efeitos compensatórios diante de desequilíbrios macroeconômicos. Na crise de 29 houve a queima de estoques para evitar excesso de oferta e queda nos preços. Como outros exemplos de políticas anticíclicas temos, num período de recessão, a redução de tributos, a expansão do crédito e o aumento dos gastos e a realização de investimentos capazes de estimular a economia, com essas medidas o déficit público deve se expandir de modo a restabelecer o equilíbrio econômico. Já numa fase ascendente do ciclo, o Estado deve aumentar a tributação, constituindo um superavit para pagar suas dívidas e formar um fundo de reserva que possa ser utilizado durante os períodos de recessão.

3- Por que o processo de industrialização concentrou-se no eixo Rio de Janeiro/São Paulo? Justifique.

R. Porque os capitais provenientes do café concentravam-se primeiramente na capital federal, a cidade do Rio de Janeiro, mas, com o crescimento da cultura cafeeira no interior de São Paulo e a exportação do produto pelo porto de Santos, passaram a se concentrar, principalmente, na capital paulista, o núcleo gerenciador e o suporte da rede urbana recém-formada. Deste modo, de apenas 31.385 moradores em 1872, a capital paulista passa para 239.820 habitantes em 1900, atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro, que contava com 691.565 habitantes, sendo assim o eixo Rio de Janeiro/São Paulo foi o precursor da industrialização brasileira pela grande concentração de mão de obra e acumulo de capitais.

4- Explique com suas palavras, o conceito de economia reflexa.

R. Como seu próprio nome sugere, é uma economia que reflete tudo que vem de fora, ou seja, é uma economia que depende de outras. Nosso país é um exemplo de economia reflexa, onde surgiu uma economia mais complexa e que não superou sua dependência.

5- Comente a diferença na concentração espacial e de capital na fase de produção de bens de consumo não duráveis e na fase de produção de bens de consumo duráveis.

R. A produção de bens de consumo não durável se realizou de maneira descentralizada, pois, necessita de menor investimento para que se produza um bem, são fábricas de menor porte físico e financeiro. O produto de consumo durável se faz necessário investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com