TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lazer Infantil

Artigo: Lazer Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Livro: Estudo do Lazer; Uma introdução

--Lazer Geral--

Entende-se por lazer, atividades recreativas realizadas em tempo livre destinada a uma quebra de rotina, como uma recarga de energia. Estas atividades podem ser executadas em teatros, cinema, parque, clubes, etc. Para ser entendido como lazer, deve atentar-se em uma noção de tempo e atitude de realização destas atividades, sendo importante o tempo de realização deve ser um tempo livre, oposto do ócio e a atividade deve trazer bem estar e proporcionar momentos agradáveis àqueles que estão praticando. Pesquisadores e estudiosos indicam através de pesquisas que a atividade de lazer aumenta o desempenho de um indivíduo, influenciando em sua vida profissional e pessoal.

--Lazer para crianças—

Se tratando de criança, a atividade de lazer e recreação tem um papel muito importante no seu crescimento, é nesta idade que a criança vai construir as suas afinidades, seus gostos e a sua cultura. Porem, estas atividades vem sendo subtraída do cotidiano infantil, sendo pela utilização de aparelhos eletrônicos, a industrialização em conjunto com a comercialização superfaturada dos brinquedos dificultando o acesso à todos ou até mesmo o sedentarismo infantil, estes fatores estão preocupados especialistas, pois o que teria de ser um comportamento normal da infância – o brincar- passou a fazer parte do rol de recomendações para pais e tutores de crianças com dificuldade de socialização ou com algum outro tipo de comportamento psíquico. Há casos de crianças que tempo a infância roubada por algum motivo especial, seja por necessidade em auxiliar na renda de sua família, maus tratos ou até abando. Esses casos pode acarretar sérios danos na vida deste individuo, uma vez que a infância molda o ser humano para a vida.

A preocupação é: Uma vez que a infância tem o papel primordial na vida de um ser humano, moldando o seu caráter, suas afinidades, gostos e cultura. Não estaria o Brasil se tornando um país sem memorias pela consequência da pequena procura por brincadeiras e brinquedos típicos de nossa cultura por conta da utilização de eletrônicos e costumes internacionais?

A resposta é que cabe aos pais, tutores e educadores passarem à criança o que temos de melhor em nosso patrimônio, buscar brinquedos com grande valor cultural como a peteca, pipa, corda, bola... Mostrar à elas o quanto pode ser proveitoso ir ao parque, caminhar, andar de bicicleta, ou até mesmo brincar na rua com alguns colegas.

A “Carta do Lazer”, fixada no Seminário Mundial de Lazer, promovido pela Fundação Van Clé – Bruxelas- afirma em seu artigo 4º, que:

“A família, a escola e todos os educadores tem papel determinante a desempenhar quando da iniciação da criança numa atividade lúdica e ativa de lazer, no qual a frequência contradição entre o ensino e a realidade necessita ser eliminada.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com