TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura dinamica

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO -TG

Aluna:

Dilaine Ester Freitas Lopes – RA 1518324

Araraquara Centro

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2. AÇÕES PEDAGÓGICAS EM  AMBIENTES NÃO-ESCOLARES........................4

2.1 O Educador inovador.........................................................................................4

2.2 Contribuições do MEC para a abrangência da educação...............................5  

2.3 Aproveitamento pedagógico em ambientes educacionais não-escolares...5

2.3.1 Proposta de ação pedagógica em ambiente educacional não escolar......6

3.REFERENCIAS........................................................................................................6

APRESENTAÇÃO

Este texto irá apresentar argumentos que problematizem o que é ser um bom e um mal leitor. Analisar os fatos decorrentes do cotidiano dos indivíduos frente à um mundo facilitador onde a informação está cada vez mais acessível a todos, e a leitura cada vez mais complexa aos olhos de muitos individuos

INTRODUÇÃO

2. AÇÕES PEDAGÓGICAS EM  AMBIENTES NÃO-ESCOLARES

2.1 O Educador inovador

Diante da atual realidade em que se encontra a sociedade, a educação tem se transformado na mola mestra para:

a) enfrentar os desafios que se articulam na sociedade e em todos os seus segmentos gerados pela globalização e pelo avanço tecnológico da atual, inovadora e desafiadora era da informação.

b) transformar a situação de miséria, tanto intelectual quanto econômica, política e social do povo, promovendo o acesso à sociedade daqueles que são vistos como excluídos, possibilitando a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

A partir dessa nova proposta e das várias possibilidades de atuação, o educador também se transforma para caminhar junto a esta nova sociedade. Ele deixa de ser, neste novo contexto, o mesmo profissional dos séculos XVIII, XIX e até mesmo do século XX. Apresenta-se agora como agente de transformação para atuar nesta nova realidade. Hoje, não é comum um educador ser qualificado apenas para exercer uma determinada função, e sim para atuar nas diferentes áreas existentes no mercado de trabalho, seja ele qual for.

Segundo GOHN: “Os efeitos da crise econômica globalizada e a rapidez das mudanças na era da informação levaram a questão social para o primeiro plano e, com ela, o processo da exclusão social, que já não se limita à categoria das camadas populares.”

2.2 Contribuições do MEC para a abrangência da educação  

As várias mudanças ocorridas no modelo de educação explicitam uma exigência da sociedade. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) evidenciou a intensidade do impacto desse novo formato social ao publicar os Referenciais para Formação de Professores. (GENTILE; BENCINI, 2000). O documento descreve as novas competências do educador e as novas características das suas aulas, as quais devem priorizar a formação do aluno-cidadão, capaz de estabelecer relações com o mundo que o cerca, analisar, pesquisar, estar atualizado e, sobretudo, aprender a aprender. Esse processo mutatório revela-se urgente para o mercado de trabalho que não abriga mais o trabalhador mecanizado, alienado, nem o mero executor de tarefas.

2.3 Aproveitamento pedagógico em ambientes educacionais não-escolares

A educação não é apenas saúde para a mente humana, mas também para uma nação inteira, pois uma nação saudável não tem espaço para guerras, desemprego, ausência de humanismo e tantos outros fatores que torna uma nação doente.

Com base na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional – LDB), as escolas oferecem o tipo de educação formal sendo escolas oficiais (publicas ou particulares). Portanto, além das escolas de educação formal temos infinidades de ambientes educacionais não-escolares que oferecem informações para que o individuo obtenha conhecimento. Alguns exemplos são: igrejas, museus, teatros, bibliotecas, zoológicos e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com