TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA TREINAMENTO DE IDIOMA INGLESA

Projeto de pesquisa: METODOLOGIA DA TREINAMENTO DE IDIOMA INGLESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Orientador:

Centro Universitário Claretiano

CURITIBA – 2013

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo principal mostrar a trajetória do ensina língua inglesa e a importância da maneira como os conteúdos devem ser selecionados pelo professor ao planejar suas aulas, sendo que este deve estar evoluído, na busca de torná-lo significativo e atrativo ao aluno. Ainda no que diz respeito à disciplina do currículo de língua inglesa, tratar da dificuldade do aluno em não compreender a necessidade cultural de adesão da língua inglesa por se tratar de língua universal, sendo assim facilitador da comunicação.

Palavras Chaves: Língua Inglesa; Professor; Recursos Visuais; Alunos; Atrativo;

INTRODUÇÃO

Diante do fato do Brasil ter sido, desde o princípio, um país colonizado, não podemos esquecer os jesuítas, que durantes duzentos e dez anos conduziram a educação brasileira, até que ministro Marquês de Pombal idealizasse o alvará que resultou na reforma Pombalina, assinado pelo então rei D. José I de 28 de junho de 1759, que tinha como objetivo dar ao estado as rédeas na educação secundária da colônia. A tentativa não gerou grandes resultados porque o sistema de ensino se tornou pouco eficiente e organizado.

Algumas mudanças na educação brasileira ocorreram diante da chegada de Dom João VI no Brasil, que criou os primeiros cursos superiores não teológicos, com o objetivo de formar oficiais, engenheiros, civis, militares, médicos e arquitetos. Foram fundados ainda a Biblioteca Pública, o Museu Nacional, o Teatro Real de São João e a Imprensa Régia.

Entretanto, estas mesmas mudanças em pouco alteraram a qualidade do ensino primário e secundário no Brasil, já que os cursos criados por Dom João VI tinham como objetivo a inserção destes profissionais no mercado de trabalho. O ensino secundário, principalmente, era privilégio da elite da corte e uma minoria latifundiária.

Como o objetivo de tornar próspera a instrução, em 22 de junho de 1809 o Príncipe Regente assinou uma cadeira que criava uma cadeira de língua inglesa e outra de língua francesa, mas os conteúdos, ainda que formulados de maneira literária e humanista, eram voltados para atender fins práticos, como o comércio em portos.

Entre as ações oficiais, vale destacar a fundação do Colégio de Pedro II, que foi pioneiro na obrigatoriedade da disciplina de Língua Inglesa no currículo escolar.

Segundo Paiva (2003) A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nacional de 1961 e 1971 deixam de lado as línguas estrangeiras não incluindo-as como obrigatórias, deixando que o conselho de cada estado decida sobre o assunto. Mais tarde outras leis foram formuladas, mas nunca dando a devida importância ao tema.

Com a chegada da Linguística no Brasil, no início da década de 60, setores não governamentais passaram a intervir no panorama do ensino de línguas estrangeiras, principalmente da língua inglesa. Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com