TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifesto Dos Pioneiros

Monografias: Manifesto Dos Pioneiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  1.500 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 6 - Pesquise sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação, aponte e comente o que o documento propunha com relação ao papel do Estado na oferta da educação e à formação de professores. O que os autores defenderam no movimento foi alcançado nos anos 30 e 40?

O Manifesto dos Pioneiros da Educação foi divulgado no ano de 1932, assinado por renomados educadores e intelectuais brasileiros que defendiam a renovação na educação no país, segundo os preceitos da Escola Nova (Dewey), e atribuíam ao Estado (governo) a responsabilidade pela oferta da escola/educação para todos os cidadãos; quanto à formação de professores, propunham as escolas ou cursos universitários como preparação para a atuação no magistério, inclusive no ensino primário e secundário. A maioria das propostas do documento não foi concretizada nas décadas de 30 e 40.Nesse contexto o Manifesto tornou-se base política e de modernidade que alicerçaria a educação e a sociedade brasileira até a atualidade. Nos primeiros parágrafos do documento “saltam” do papel a primazia da administração escolar estabelecida como fator fundamental para a solução dos problemas educacionais agravados no regime republicano.

É curioso vislumbrar como, já naquele momento, se pensava na organização de um sistema educacional adequado à estrutura moderna que se construía naquele período no país. Para os escolanovistas era preciso mudar naquele tempo, ou os fracassos se propagariam posteriormente. Medidas imediatistas e à curto prazo não fariam mais sentido, era necessário pensar adiante.

A investigação científica, método muito discutido no Manifesto, eclode como raiz do movimento industrial. Para os pioneiros este método modificaria e renovaria os olhares dos educadores e impulsionaria a evolução necessária à administração dos serviços escolares.

Mais que discussões sobre os esforços para administrar o sistema educacional, o Manifesto apresenta uma reflexão importante sobre o pensamento arcaico que segrega a educação das demais articulações sociais de relevância para o desenvolvimento do país, por exemplo, a economia. De acordo com os educadores integrantes deste movimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com