TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiavel

Por:   •  28/11/2015  •  Bibliografia  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

Nicolau Maquiavel (Niccolo di Bernardo de Machiavelhi)

Nascido em 3 de maio de 1469 em Florença na Itália Nicolau Maquiavel, filho de Bernardo que era um advogado que pertence a classe pobre da nobreza Toscana.

Durante sua juventude Nicolau leu muitos clássicos da literatura latina e italiana, porém não dominou o grego. Em 1494 com a expulsão dos Médicis de Florença e a instalação de um novo regime, Maquiavel deu inicio a sua jornada na vida pública, no começo de tal jornada, Maquiavel não conseguiu atingir grandes cargos, exercendo trabalhos de grande importância.

Após quatro anos a oposição em conflito contra o regime, então tal oposição causa a morte do líder do regime Savonarola é enforcado e queimado. Com tais acontecimentos Maquiavel assume o cargo de Segundo Chanceler da Republica. Ele se torna um funcionário permanente e é responsável pela execução das ordens dos Ottimat, durante esse período Maquiavel enfrentou diversas adversidades ocasionadas pela decadência do regime imperialista em relação às cidades próximas.

Depois do fracasso que foi o ataque das tropas franco-florentinas a Piso, Luís XIII culpa a burguesia de Florença, e com isso Maquiavel é enviado à corte onde iria exercer o cargo de assessor de Francesco Della Casa.

Com sua estadia na França, viu como eram sem importância os pequenos estados na relações internacionais.

Em 1501 César Bórgia invade Florença o que ocasiona o retorno dos Médicis, ameaçando a republica enviou Maquiavel e Francesco soderini, bispo de Volterra para assim poder ganhar tempo de seus invasores, até que as tropas francesas começaram a intervir e assim os invasores abandonam os territórios que haviam sido ocupados.

Tal fato foi de extrema importância para Maquiavel pois o acontecimento servia como modelo para aquela que viria a ser sua obra mais conhecida, “O Príncipe”; E alem disso ainda influenciou obras posteriores.

Durante as novas condições de política e guerra o poder executivo de Maquiavel teve crescimento considerável.

Em 1503 Maquiavel é dirigido a Cesar Bórgia e com ele passa cerca de 3 meses; Para Maquiavel, Cesar Bórgia, filho do Papa Alexandre VI era o homem ideal para poder unir a Itália.

Durante a nova fase da Guerra contra Pisa, Maquiavel tinha se tornado defensor das organizações militares feitas pelos cidadãos, Maquiavel vence a não aceitação da população à sua ideia e com isso começa a vê-la tornando-se realidade a partir da criação dos Nove das Milícias, no qual ele era Chanceler.

Durante o ano de 1506, Maquiavel escreve um “ Discurso sobre a Preparação Militar Florentina ” e em tal discurso ele afirma que os dois principais fatores que Estado e governantes eram dependentes seriam: Justiça e Armas.

Colocando a justiça em questão entende-se que seria a estabilidade social e a preservação da ordem que seriam bases para as virtudes cívicas

Florença não possuía nenhum dos fatores, nem justiça e muito menos armas, porém, era possível o desenvolvimento desses dois fatores através da criação da “Militância Nacional”.

Maquiavel também era a favor da preparação religiosa dos soldados pois assim se tornariam mais obedientes.

Fora a criação das milícias e a dedicação de seu Chanceler, Maquiavel tem sua carreira como político abalada, pois, enquanto Florença estava se juntando aos franceses, o papado ia em direção a Espanha causando assim certa oposição de interesses entre os dois lados, ocasionando a ruína dos governantes.

Então, um exército considerado pequeno, ataca a cidade de Florença e começa uma rebelião afim de ter de volta os Médicis;  Maquiavel é preso, acusado de sedição, torturado e também confinado em sua própria casa em San Casciano.

Durante esse período Maquiavel escreve a obra “ O Príncipe” ( Que será melhor comentada mais adiante) e a dedica a Lourenço de Médicis, Maquiavel também procura reconquistar seu espaço, porém não alcança seu objetivo na extensão desejada, mas mesmo com isso consegue voltar a Florença, durante o período de exílio e também após, Maquiavel escreve poemas denominados “ O Asno”,  “ O demônio que se casou” e uma comédia chamada “A Mandrágora”.

No ano de 1520, Maquiavel escreve “ A arte da Guerra” e apões isso escreve “ A Vida de Castruccio Castracani”  que era de certa forma uma biografia romanceada.

Também em 1520, Maquiavel tornou-se historiador oficial da República, e nesta função escreve um discurso ao papa Leão X e então ele sugere ao papa a restauração das liberdades da República Florentina; Maquiavel propõe-se a escrever uma obra que possuía oito volumes, e em 1525 compõe uma comédia direcionada ao novo papa, Clemente VII onde ele satirizava sua própria vida amorosa com uma cantora chamada Bárbara.

No ano de 1527, Roma é saqueada pelo Império Romano-Germânico, e liberta Florença dos Médicis, tal acontecimento é celebrado por Maquiavel que viu nesta situação a possibilidade de voltar ao comando da Chancelaria, mas não foi possível pois os novos poderosos da  Republica não permitiram a retomada de seu cargo, e este foi o seu mais profundo desapontamento, Maquiavel então acaba se tornando vulnerável a “nova doença” conhecida como sífilis e vem a falecer no dia 21 de junho de 1527, com 58 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com