TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mazzaropi: Um Sucesso Improvável

Por:   •  21/3/2020  •  Monografia  •  8.909 Palavras (36 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – CCH

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Monografia

MAZZAROPI: Um Sucesso Improvável

Aluno: Edvar de Oliveira Ferreira

Matrícula: 20092609128[pic 2]

Pólo: Miguel Pereira

Rio de Janeiro

2017

MAZZAROPI: Um Sucesso Improvável

Edvar de Oliveira Ferreira

Monografia submetida ao corpo docente da Escola de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em História, sob orientação do Prof. Dr .Gabriel Cid de Garcia.

Rio de Janeiro

2017

FOLHA DE APROVAÇÃO

Edvar de Oliveira Ferreira

 

Mazzaropi: Um Sucesso Improvável

Aprovado em ____ / _______  / 2017.

Aprovado por:

______________________________________________

Prof. Gabriel Cid de Garcia - Orientador

Doutor em Literatura Comparada. 
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Examinador/Crítico

_________________________________________________

Rio de Janeiro

2017

DEDICATÓRIAS

Dedico este trabalho a duas pessoas muito especiais:

A minha esposa, Márcia Neris das Chagas Ferreira, pelo grande incentivo que sempre dispensou durante a árdua caminhada do curso e que junto comigo em meio às lutas do dia a dia sempre esteve presente. Este trabalho também é seu!

A Deus que ao me encontrar abriu para mim a possibilidade de trilhar caminhos nunca antes sonhados. Ele é a razão primeira deste trabalho, pois, mostrou-me com Sua presença e orientação que circunstâncias adversas podem a se tornar degraus e que nunca é tarde para recomeçar. A Ele toda a Glória!

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus filhos, Rebecca, Marina e João Gabriel, que por muitas vezes foram privados de minha companhia em momentos importantes e ainda assim continuam me amando, e a todos que direta ou indiretamente participaram e contribuíram para que este momento chegasse.

Agradeço também ao Dr. Gabriel Cid de Garcia, meu orientador, que em meio a seus tantos afazeres, se dispôs a participar deste projeto tão simples. Sua orientação foi inestimável.

        “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”

Charles Chaplin

RESUMO: O objetivo deste trabalho é refletir sobre a possibilidade do homem de superar adversidades, tomando como objeto de estudo a vida de Amácio Mazzaropi e analisará sua influência na sociedade em seu tempo através do cinema, um universo elitizado e fechado. Para isso, trabalhará primeiramente direcionando seu estudo em relação à superação do homem Amácio Mazzaropi, em sua trajetória pessoal e profissional e a similaridade com outros padrões de dificuldade; em seguida, buscará entender a utilização do cômico e da sátira, muito utilizados por Mazzaropi em seus trabalhos, como elementos de protestos principalmente políticos e culturais, segundo apontamentos de Bakthin e Fressato. Em seguida buscará entender o processo de identificação das massas com a figura caricata e caipira do personagem “Jeca Tatu” a partir da correspondência deste personagem com algumas definições formuladas por Vladimir Propp em sua obra:“Morfologia do Conto Maravilhoso” e com a questão do devir menor. A conclusão caminhará em direção ao entendimento de como se pode buscar caminhos para reproduzir histórias de sucesso a partir de matrizes aparentemente não promissoras como o era Amácio Mazzaropi.

PALAVRAS CHAVE: Sociedade. Sátira. Identidade. Cultura. Adversidades. Superação.

ABSTRACT: The objective of this work is to reflect on the possibility of the man to overcome adversities, taking as object of study the life of Amácio Mazzaropi and will analyze its influence in the society in its time through the cinema, an elite and closed universe. For this, he will work first directing his study in relation to the overcoming of the man Amácio Mazzaropi, in his personal and professional trajectory and the similarity with other patterns of difficulty; Then he will try to understand the use of comic and satire, much used by Mazzaropi in his works, as elements of mainly political and cultural protests, according to Bakthin and Fressato notes. Next, he will try to understand the process of identification of the masses with the caricature and caipira figure of the character "Jeca Tatu" from the correspondence of this character with some definitions formulated by Vladimir Propp in his work: "Morphology of the Wonderful Tale" and with the question of Become smaller. The conclusion will move towards understanding how one can search for ways to reproduce success stories from seemingly unpromising matrices such as Amácio Mazzaropi.

KEYWORDS: Society. Satire. Identity. Culture. Adversities. Overcoming.

ILUSTRAÇÕES

  • Cartaz do Filme A Tristeza do Jeca - MUSEU MAZZAROPI. Acervo eletrônico. Disponível em: http://www.museumazzaropi.org.br/filmes/tristeza-do-jeca/

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                        10

  1. A Origem do Homem e do Mito                                                        13
  1. A Superação do Homem                                                        13
  2. A criação do Mito                                                                14

  1. CINEMA                                                                                 18

O Sucesso de “alguém improvável” no meio cinematográfico: De caipira do

 interior paulista a produtor cinematográfico de renome                                18

  1. Improvável como Homem e como Personagem                                18
  2. Algumas das Funções propostas por Propp encontradas nos Filmes de Mazzaropi.                                                                        20
  3. Improvável como Produtor – Produções Amácio Mazzaropi (PAM)

versus Hollywood                                                                23

  1. HUMOR É COISA SÉRIA                                                                24
  1. Humor como movimento cultural                                                24
  2. Humor como catalisador de emoções e expressão de sentimentos                25

  1. CONCLUSÕES                                                                        26
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                29
  1. INTRODUÇÃO

        

A superação de circunstâncias adversas e de obstáculos aparentemente intransponíveis sempre se mostrou extremamente inspiradora nas mais diversas culturas ao longo do tempo. Foi assim com os judeus ao redor do mundo, sobreviventes do holocausto, como também foi com os italianos fugidos da península itálica, à época de Mussolini, foi assim com os retirantes nordestinos, fugindo da seca e da miséria, e foi assim com tantos outros personagens desconhecidos ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.5 Kb)   pdf (432.1 Kb)   docx (343.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com