TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mesopotâmia

Tese: Mesopotâmia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Tese  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

1. MESOPOTÂMIA

A palavra “mesopotâmia” significa “terra entre rios”. Essa era uma das características da região, delimitada entre os vales dos rios Tigre e Eufrates e ocupada atualmente pelo território do Iraque. A Mesopotâmia estava inserida numa região de solo bastante produtivo, denominada “Crescente Fértil”, uma referência ao formato da região que parecia uma Lua crescente.

Foi na Mesopotâmia, que por volta do VI milênio a.C, surgiram as primeiras civilizações. As primeiras cidades foram Lagash, Uma, Kish, Ur, Uruk e Gatium. Vale ressaltar que a civilização mesopotâmica não apresentava uma unidade política. Na verdade, haviam cidades-estados dotadas de total autonomia política e econômica.

A economia desses povos era baseada principalmente na agricultura. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim, etc. Havia também uma atividade comercial realizada através de trocas, uma vez que a moeda ainda não era utilizada. Outra atividade que realizavam era a criação de animais, bastante desenvolvida.

Os mesopotâmicos eram povos politeístas. Sua organização política era baseada na centralização do poder. Todos os meios de produção estavam sob o controle do déspota, a personificação do Estado. Os principais legados deixados pela civilização mesopotâmica foram a escrita cuneiforme, criada a partir da necessidade de contabilização dos templos; e o Código Hamurabi, considerado o primeiro código de leis da atualidade.

Vários povos habitaram a região da Mesopotâmia. Podemos destacar os principais:

• SUMÉRIOS

Desenvolveram um importante sistema de canalização dos rios para melhor armazenar a água para sua comunidade. Também criaram a escrita cuneiforme, registrando os detalhes de seus cotidianos através de placas de argila, e os zigurates, construções piramidais que serviam de armazenamento de produtos agrícolas e de prática religiosa. As cidades-Estados de Nipur, Lagash, Uruk e Ur datam da época dos sumérios.

A região foi governada durante aproximadamente 1800 anos por assírios, acadianos e amoritas. Além disso, existiram governos intermediários dos cassitas, mitanis e hititas. Os hititas tiveram origem indo-européia, enquanto os mitanis constituíram povos de cultura originada dos Sumérios. A organização política era administrada por estas três dinastias reais que dominaram a Mesopotâmia.

O desenvolvimento científico dos sumérios era muito grande: desenvolveram ciências matemáticas, de uso prático para as mais variadas aplicações naquele período. Tinham também vasto conhecimento sobre ervas medicinais, com propriedades benéficas para a cura de muitos males de saúde da população. Os sumérios interessavam-se pelos astros e a observação do céu era sistematizada de acordo com as possibilidades científicas da época.

No campo da religião os deuses eram representados de maneira hierárquica e eram homenageados por intermédio de rituais de sacrifício, esses rituais eram realizados em grandes templos considerados locais sagrados. Os deuses eram tidos como seres responsáveis pelas forças da natureza, como a terra, a água, o céu, o fogo, etc. Os registros de esculturas e pinturas representavam os deuses antropomórficos (com semelhança de homens).

• ACÁDIOS

Tribo de nômades que vieram do deserto da Síria, os acádios chegaram à Mesopotâmia por volta de 2550 a.C., enquanto este território estava dominado pelos sumérios.

Entretanto, a guerra entre os sumérios para a permanência no poder acabou dando espaço para que a conquista acadiana da Mesopotâmia tivesse êxito. Mas esses dois povos, de culturas similares, acabariam se unificando para formar o I Império Mesopotâmico.

As cidades-Estados foram unidas pela primeira vez pelo soberano Lugal-zage-si, de Uruk, por volta de 2375 a.C. Quase um século depois, o imperador Sargão I, que comandava a cidade de Acádia, conquistou a maioria do território outrora ocupado pelos sumérios, chegando a cobrir todo o Mar Mediterrâneo e a Anatólia. A partir da margem esquerda do rio Eufrates, entre Sippar e Kish (onde hoje localiza-se o Iraque), os acádios conquistaram a Mesopotâmia meridional e Elam, criando os estados de Isin, Larsa e Babilônia. O centro hegemônico acádio seria a cidade de Akad.

Apesar disso, as cidades-Estados sumerianas ainda eram dominadas pelos mesmos governantes, com a rígida condição de que pagassem os tributos exigidos pelos acadianos. Por seu extenso domínio, Sargão I chegou a ser reconhecido como “soberano dos quatro cantos da terra”, ou seja, rei do mundo inteiro. Na religião, a crença politeísta permitiu que novos deuses fossem cultivados, incluindo o próprio rei.

O desenvolvimento da escrita cuneiforme pelos sumérios possibilitou o registro da primeira língua semítica da Antiguidade: a língua acadiana, que já chegou a ser usada como língua internacional por todo o Oriente Médio. Inclusive, o Código Hamurabi, escrito pelo monarca amorita de mesmo nome e conhecido como o primeiro código penal que se tem registro, foi elaborado em acadiano.

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com