TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moral E Etica

Monografias: Moral E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Muitas pessoas confundem ética com lei, visto que a lei tem com base princípios éticos , pois elas se diferem. No entanto nenhum indivíduo pode ser compelido pelo Estado, ou por outros indivíduos por cumprir normas éticas, e nem sofrer quaisquer sanção pelo não cumprimento da mesma, porém a lei pode ser omissa quanto as questão que são regulamentadas pela ética.

Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. Outro fator que devemos entender que a ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos, já a ética busca fundamentar o conviver pelo pensamento humano.

A Moral é o conjunto de regras que se aplicam no cotidiano através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade e usado continuamente por cada pessoa, através de regras que orientam cada indivíduo, visando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., nos relatam o sentido moral de cada indivíduo, onde seus valores universais regem a sua conduta e as relações saudáveis e harmoniosas. Dentro disto existem as regras definidas pela moral, que regulam o modo de agir das pessoas que está ligado com os valores e convenções estabelecidas coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, e até mesmo a violência dos atos, paz e harmonia.

Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

A moral orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade ou por determinado grupo social. Diferencia-se da ética no sentido de que esta tende a julgar o comportamento moral de cada indivíduo no seu meio. No entanto, ambas buscam o bem-estar social.

A finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando seu caráter, equilíbrio, virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com