TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova Zelandia

Trabalho Universitário: Nova Zelandia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 8

Esportes na Nova Zelândia

Kiwis são grandes esportistas não só em qualquer modalidade de esporte, como também inventam algumas de quebra. Por causa do clima na Nova Zelândia, esportes são divididos em categorias, e existem esportes praticados só durante o verão, ou só durante o inverno. Na escolas, durante um semestre pratica-se um tipo de esporte e no semestre seguinte o outro. O Soccer ou futebol, só é praticado no inverno, junto com esqui na neve, montanhismo, e outros mais. Todos os esportes que levam o praticante a suar demais, são tipicamente de inverno. Não dá pra entender direito, mas é que para os Kiwis, 23 graus no verão já é muita temperatura, ainda mais para suar. Nesse pequeno período do ano, o grande lance é a água e o ser Kiwi é atraído para o meio líquido como abelha no mel.

Os esportes favoritos na NZ são: Rugby, criquete, surf, ciclismo, natação caminhadas, hóquei, futebol, netball, cavalgadas, tênis, touch futebol, golfe, basquetebol, badminton, bowling, Iatismo, squash, ciclismo, mountain biking, trail biking, esqui, tiro, caça, remo, pesca, maratonas, automobilismo e motonáutica. Sem dúvida nenhuma, o mais popular de todos é o rugby. Todos os esportes de grupo só são praticados em clubes, e para pratica-los você terá que se filiar a um deles. Práticas e torneios de jogos são em geral nos fins de semana, e os pais ou a família inteira assistem os jogos, incentivando os jogadores.

O Rugby está para a Nova Zelândia como o futebol para o Brasil, e édividido em 2 grupos, o chamado simplesmente Rugby, e o chamado Rugby League. Eles tem regras e maneiras diferentes de jogar, e ambos atraem multidões aos estádios. Se você perguntar a um Kiwi sobre celebridades nacionais, 99% da lista vai ser de jogadores de Rugby, o 1% restante vai optar por Sir Edmund Hillary, um dos conquistadores do Monte Everest. Num dia de jogo importante, boa parte da cidade vai parar para assistir, e se forem os All Blacks, que e a seleção nacional de rugby, ai para todo mundo mesmo e as ruas ficam desertas principalmente se for uma copa do mundo e o jogo for contra a Austrália. Praticamente cada cidade tem um campo de rugby, e nos fins de semana os jogos regionais são disputados. Ocasionalmente pessoas comuns jogam nos parques e nas praias, mas como disse antes, esportes de grupo são praticados em clubes e o rugby não é exceção. (foto Andy Tood).

O Cricket é o segundo esporte favorito, mas com certeza é o número 1 praticado nos parques das cidades por crianças e adultos, pelo fato de não precisar de um batalhão de jogadores. É bastante popular entre a comunidade Indiana, do Paquistão, e do Sri Lanca. Competições Internacionais entre países que hoje são ex-colônias Britânicas, acontecem várias vezes por ano, e a Nova Zelândia é sempre uma das favoritas dos torneios. Atrai bastante público aos estádios e durante transmissões de TV (com jogos que parecem não acabarem nunca).Surf é um dos esportes bastante praticados em certas áreas da Nova Zelândia. Veja aqui em detalhes no nosso Guia de Surf

Netboll é outro esporte bastante praticado pela população jovem feminina. O jogo se parece com o Basketball, só que dá uma parada tipo estátua na entrada do garrafão para arremessar a bola na cesta. A Nova Zelândia detêm vários títulos nessa modalidade.

O Golfe é outro esporte bastante praticado pela população mais adulta. O número de campos chega a serimpressionante nas cidades e na área rural ou seja bem no meio de plantações. A Nova Zelândia tem excelentes profissionais e variados campos de golfe de direita e de esquerda. Uma coisa que me chamou atenção, foi que nunca conheci ninguém que praticasse Rugby ou Cricket no meu ciclo de amizades, mais todos, menos eu, jogavam Golfe ao menos uma vez por mês, as mulheres, os homens e mesmo crianças.

Futebol na Nova Zelândia é muito fraco, e decididamente o Neo Zelandês não nasceu para isso. O All Whites, são a seleção nacional, campeã em levar goleadas e de não se classificar para copas. O futebol ébastante praticado em escolas e nos fins de semana em clubes étnicos (clube Italiano por exemplo) por garotos e garotas, muitas vezes jogam em seleções mistas. Partes do corpo como canelas, tornozelos, e joelhos, costumam ser mais visados que a bola, e pais e mães incentivam seus filhos a jogar por acharem o futebol menos violento que o Rugby. Após os 16 anos quase ninguém mais joga futebol, sendo que times adultos de cidades são formados em clubes e associações, mas não pagam seus jogadores que torcem o pé por amor a camisa. Asiáticos, Indianos e imigrantes das ilhas do Pacífico, não tem o futebol como esporte importante, e por isso não o praticam. Se você quiser conhecer um Hospital da Nova Zelândia, basta marcar uma pelada com essa galera, que a UTI é certa. Não há empregos para Brasileiros nesse setor (quem sabe um dia pode mudar) e os poucos profissionais convidados vem da Inglaterra. Na Nova Zelândia o futebol é chamado de Soccer.

Mergulho e Caça Submarina são excelentes na Bay of Plenty, Coromandel, e Northlands. Alegres e gorduchas lagostas te esperam aos milhares em profundidades em torno de 30 metros. Polvos são grandes e parrudos, muitos do tamanho de uma pessoa, pois não são caçados para nada. Ninguém sabe cozinha-los a não ser o Andrew (o da esquerda na foto), e mesmo assim porque eu ensinei. São encontrados em qualquer lugar, em qualquer buraco de pedra saindo da praia com agua ainda na canela. Praticamente não é necessário mergulhar para pegar um. Baby Octopus ou filhotinhos de polvos são usados em pratos asiáticos. Mexilhões grandes abundam nas pedras costeiras e são deliciosos, e peixes de passagem são mais difíceis de encontrar. Escalopes, a concha que lembra o símbolo da Shell, tem a carne mais maravilhosa e cara de todas, e podem ser facilmente encontradas em enseadas de fundo de areia. Note que toda a espécie com exceção do polvo, existe um tamanho mínimo e quantidade máxima para captura e devem ser observadas as regras do lugar. O uso de roupa de Borracha é a diferença entre a vida e a morte. Armas de mergulho são péssimas na Nova Zelândia, a maioria a base de elásticos, e muito caras. Já o material de mergulho é bem em conta.

Todos os demais esportes que você possa imaginar existem na Nova Zelândia. Basta procurar associações e clubes, que vai encontrar o que deseja. Velejar, Montanhismo, Ciclismo, Kite Surf, caminhadas, Canoagem, Wind Surf, Vôo livre e paraquedismo também têm muitos adeptos. Academias oferecem todos os tipos de ginásticas e treinamentos, desde pra bisavós em piscina aquecida, passando por Pilates,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com