TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo Urbanismo

Exames: Novo Urbanismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Novo Urbanismo

O Novo Urbanismo é um movimento voltado para o desenho urbano que defende o projeto de vizinhanças para pedestres com funções mistas de habitação e trabalho. Surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1980 e continua atuante em muitos projetos de desenho e planejamento urbano.

O Novo Urbanismo é influenciado fortemente por padrões de desenho urbano anteriores à entronização do automóvel e estabelece princípios como desenho do bairro tradicional (TND) [1] e desenvolvimento orientado pelo trânsito (TOD).[2][3] É também relacionado de perto a com os conceitos de Regionalismo e Ambientalismo.

Os Novo Urbanistas apóiam o planejamento regional para áreas livres, a arquitetura contextualizada, e o desenvolvimento equilibrado entre o trabalho e a residência. Eles acreditam que estas estratégias podem reduzir a congestão de tráfico, aumentar a provisão de moradias disponíveis, e aumentar a oferta de trabalho.. A Carta do Novo Urbanismo também cobre assuntos como preservação histórica, ruas seguras, edifícios verdes, reciclagem e revitalização de edifícios e sítios.

Histórico

Até meados do século XX, as cidades eram geralmente organizadas em consideração prioritária ao pedestre. Para a maioria de história humana isto significou uma cidade que era completamente transitável por qualquer cidadão sem impedâncias. Com o desenvolvimento de transporte de massas, o alcance da cidade se estendeu ao longo de linhas de trânsito, permitindo o crescimento de comunidades novas como extensão dos antigos subúrbios de bonde e de trem. Mas, com o advento de automóveis baratos e as políticas públicas favoráveis a esta indústria começou-se a focalizar e priorizar as necessidades do carro.[4]

http://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/07/18/novo-urbanismo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com