TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Absolutiano Na Inglaterra

Monografias: O Absolutiano Na Inglaterra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O absolutismo na Inglaterra teve início com a centralização do poder na figura do monarca, na segunda metade do século XV, após a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Duas Rosas. Foi a dinastia Tudor (Henrique VII foi o primeiro monarca), que conseguiu obter, a partir de 1485, apoio do Parlamento inglês e da burguesia, favorecendo a formação do absolutismo na Inglaterra.

Principais características do absolutismo na Inglaterra

- Centralização do poder nas mãos do monarca, que controlava a política, a justiça e a economia da Inglaterra.

- Controle do monarca sobre a religião. Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e criou a Igreja Anglicana.

- Luta entre as dinastias (famílias reais) pelo controle do poder.

Principais dinastias e suas realizações

Dinastia Tudor

- Governou a Inglaterra entre os anos de 1485 e 1603.

- O principal monarca desta dinastia foi Henrique VIII, que controlou o Parlamento inglês e, através do Ato de Supremacia (1534), tornou o anglicanismo a religião oficial da Inglaterra.

- Elisabeth I, filha de Henrique VIII, deu um grande impulso ao mercantilismo na Inglaterra, tornando o país uma potência marítima-comercial. Durante seu reinado começou a colonização da América do Norte (regiões dos atuais EUA e Canadá).

Dinastia Stuart

- Governou a Inglaterra entre os anos de 1603 e 1714.

- Um dos principais reis desta dinastia foi Jaime I, que governou entre 1603 e 1625. Conseguiu unir a Escócia com a Inglaterra. Teve grande apoio da nobreza, porém sofreu com a resistência do Parlamento. Utilizou a perseguição religiosa para impor o anglicanismo.

- Filho de Jaime I, Carlos I foi outro importante rei absolutista inglês. Seu governo foi e 1625 a 1648. Buscando reduzir e controlar o governo deste monarca, o Parlamento entrou em conflito com ele. Carlos I dissolveu o Parlamento, como forma de restaurar os poderes absolutos da monarquia. Este conflito de poderes foi uma das principais causas da guerra civil que ocorreu na Inglaterra entre os anos de 1641 e 1649. Liderados por Oliver Cromwell, os opositores ao rei saíram vencedores. Carlos I foi executado a pedido do Parlamento, sepultando assim o absolutismo na Inglaterra.

Conclusão

É extremamente visível o fato de que durante décadas vários dos países como: França , Inglaterra , Portugal e Espanha lutaram pela centralização do poder nas mãos do rei. Esse tipo de sistema político, vigorou nas monarquias européias durante os séculos XVI e XVII, eram constantes os conflitos para a defesa da idéia de que uma unica pessoa (em geral, um monarca) deveria deter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso ou eleitoral. O sistema absolutista era muito forte, mais que isso, era expandido às descendências dos monarcas que continuavam década após década a buscar a centralização do regime, uma vez fortalecido o absolutismo, os poderes do parlamento enfraquecia cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com