TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE GRADUÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Por:   •  27/8/2021  •  Artigo  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

                           

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 

CURSO DE GRADUÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA

JOEL GOMES DA SILVA

OBSERVAR,PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO

PCC – CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA

SÃO PAULO 27/08/2021

OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR CONHECIMENTO

A charge observada na proposta de atividade prática como componente currícular da disciplina de Currículo:teoria e prática é um reflexo de como a maioria das aulas são realizadas nas escolas ainda hoje . Infelizmente, tive essa mesma experiência ao longo dos meus anos nos ensinos fundamental e médio. Esse claro retrato de como as aulas tendem a ser engessadas e mecânicas não são a regra, felizmente. Me lembro de alguns professores que utilizavam de uma abordagem mais colaborativa para conseguir complementar o conteúdo trabalhado. Percebo o quão efetivo e importante é valorizar essas práticas para que o ensino possa ser realmente absorvidos pelos alunos e o conhecimento seja permanente .

Colocando-me no lugar desta professora, durante o meu planejamento para esse conteúdo, pensaria no tema e também em como eles poderiam contribuir com suas experiências para a compreensão do assunto. A charge aborda essa atitude dos alunos, quando eles tentam participar com as suas colocações e são, em seguida, interrompidos pela professora. Ao contrário dessa atitude, pediria por ainda mais exemplos pessoais e conhecidos que os alunos poderiam ter acerca do tema, isso serviria como base para estabelecer uma relação e identificação com a aula, criando conexão com o tópico. Um mapa fisíco ou mesmo digital, o que poderia ser um recurso que atraia ainda mais atençao dos alunos, podem ser formas de contextualizar e avaliar o entendimento da discussão.

Procuro sempre manter em mente que um profissional bem preparado e flexível tem mais chances de ter sucesso em seu trabalho. Assim, analizar o contexto social, cultural, politico e econômico dos alunos antes de planejar as aulas, e buscarb relacionar os conteúdos a serem ministrados durante as aulas com o cotidiano dos alunos, são os principais conselhos ou recomendações para uma boa prá-tica docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com