TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Histórico da Educação Religiosa Brasileira

Por:   •  13/3/2017  •  Artigo  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

JOELMO SANTOS DE SOUSA 

O Contexto Histórico da Educação Religiosa Brasileira: é relevante para a formação básica do cidadão como preconizado na LDB? Tendo como parâmetro os alunos do ensino fundamental de Camocim-Ce.

CAMOCIM / CE

2016

O Contexto Histórico da Educação Religiosa Brasileira: é relevante para a formação básica do cidadão como preconizado na LDB? Tendo como parâmetro os alunos do ensino fundamental de Camocim-Ce.

JUSTIFICATIVA 

Não se pode negar que o Ceará é um Estado da federação brasileira eminentemente religiosa, a cidade de Camocim não é a exceção da regra, não seria justo analisar o teor fornecido pela redação dada ao Artigo 33 da LDB partindo de dados de autores seculares que tendem a negar quais quer formas de religiosidade e misticismos. Como esse trabalho se propõe a analisar o assunto em lide tendo como referência os alunos do Ensino Fundamental desta Cidade (Camocim), se faz necessário a existência de uma pesquisa de campo, para se saber o que tais alunos pensam da temática e que eles forneçam as bases necessárias para se chegar a uma conclusão criteriosa, com dados concretos que apontem a relevância ou não dessa área do saber acompanhada pelo seu contexto histórico, para que essa peça científica se isente de posicionamentos relativista, genérico, já que o assunto é sério, e merece todo um rigor acadêmico, cujas bases, a ciência é capaz de fornecer através da investigação e catalogação dos dados.  

PROBLEMÁTICA

Na Idade Média as pessoas acreditavam cegamente nos princípios religiosos, e isso perdurou por muitos anos, com o advento da Reforma Protestante com Martinho Lutero, onde aconteceu uma ruptura do seio da Igreja Católica, o fervor religioso não sofreu nenhum abalo, pelo contrário, a fé fazia parte da vida cotidiana dos cidadãos e a catequese fazia parte dessa formação, embora sofrendo alguns contra tempos como a “Reforma Pombalina”, marcada pelo idealismo iluminista, mas, nem por isso, a fé deixou de ser exercida por uma grande maioria. O tempo passou, o Estado laico surgiu, e já estamos vivendo a era do pós-modernismo. Dentro dessa nova realidade, surge então um questionamento: “em uma sociedade pós-moderna, digo, secularizada, onde de certa forma estamos presenciando alguns valores religiosos sendo relativizados, será que diante desse contexto histórico religioso, o Ensino Religioso brasileiro ainda é relevante na formação básica do cidadão como preconiza a LDB em seu Artigo 33?” É o que este trabalho científico se propõe a responder.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: 

O objetivo geral visa disponibilizar um trabalho científico que desperte no público interessado com o tema ora abordado, um espírito de pesquisa seja na área religiosa ou não, como um instrumento relevante na busca do conhecimento, tendo como modelo o enfoque, a relevância do Ensino Religioso na Formacão Básica do Cidadão.

Objetivos específicos: 

-Subsidiar informações dentro da Literatura que fundamente todo o contexto histórico religioso na formação básica do cidadão;

-Conhecer características fundamentais dos alunos do Ensino Médio em Camocim nas dimensões sociais, materiais e culturais, como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal dentro de uma perspectiva holística do ser;

-Conhecer a realidade vivida por esses alunos e os efeitos advindo de uma vida devotada a fé.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho científico foi baseada na pesquisa em bibliografias já existentes sobre o Ensino Religioso no Brasil, para compor o referencial teórico. Pesquisas na legislação Federal e Estadual que regulamenta o assunto em lide; e, propondo sua conclusão, no resultado de uma pesquisa de campo que será realizada entre os alunos do Ensino Fundamental de Camocim, que se limite a evidenciar dentro de uma contextualização histórica do Ensino Religioso brasileiro quanto a sua relevância ou não na formação básica do cidadão, como mencionado na LDB, cujo parâmetro dessa pesquisa, será os alunos de Camocim, o que será feito através de amostragem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com