TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO PÓS-CRISE ECONÔMICA DE 2008

Por:   •  19/10/2017  •  Artigo  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

HENRIQUE FABIAN VIANA TENÓRIO

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO PÓS-CRISE ECONÔMICA DE 2008

MACEIÓ-AL, 2013.[pic 1]

Henrique Fabian Viana Tenório

A importância da logística para as empresas brasileiras no contexto pós-crise econômica de 2008

Trabalho apresentado como requisito avaliativo do Curso de Administração da Faculdade Estácio de Sá.

Professora Orientadora: Sandra Calheiros de Melo.

Maceió, 2013.[pic 2]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 4

  1.  A LOGÍSTICA – CONCEITO ............................................................................... 5
  1.  O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSERIDO NO PROCESSO LOGÍSTICO ... 8
  2.  A DISTRIBUIÇÃO NO PROCESSO LOGÍSTICO .................................................. 11

[pic 3][pic 4]


INTRODUÇÃO

A globalização e a aceleração da vida em sociedade e, consequentemente, da economia, ampliou em grandes proporções a importância da logística nas empresas em todo o mundo. Assim, as empresas passaram a buscar de maneira permanente estratégias de desempenho que visem economia nos processos produtivos, tornando a Logística uma das áreas centrais para as organizações no contexto atual de constantes das transformações.

A logística é capaz de atender a variadas demandas no processo de gerir uma empresa. Desde a operacionalização dos mecanismos internos até a obtenção do produto e, por conseguinte, seu fornecimento, de maneira que corresponda aos desejos do cliente a fim de garantir a competitividade.

Fazendo um contraponto com o Brasil, a partir da crise de 2008 que assolou a economia a nível mundial nos faz questionar as possibilidades de recuperação da economia brasileira. Nesse sentido apontamos a importância da Logística para a garantia de recuperação econômica e competitividade no mercado. Para tanto seria necessário o aprimoramento de tecnologias nos processos de produção e fornecimento, aliado ao incremento de capacitação profissional para a redução de custos destas empresas.

É com intuito de contribuir para esta discussão que o presente trabalho apresenta alguns conceitos de Logística; explorando, posteriormente, o contexto brasileiro a partir da crise econômica de 2008; finalizando com uma exposição acerca da importância que tem a Logística para proporcionar que as empresas brasileiras se ergam nesse momento e garantam a competitividade no mercado interno e externo.

 

  1. A LOGÍSTICA

A pesquisa terá um caráter exploratório, a partir de um estudo bibliográfico e qualitativo, a partir de artigos, dissertações e notícias de jornais e revistas, com a finalidade de proporcionar familiaridade com o tema proposto, possibilitando um maior conhecimento sobre a Logística e algumas de suas peculiaridades nas empresas brasileiras, na atualidade.

O presente trabalho tem por objetivo Entender a importância da Logística no funcionamento e competitividade das empresas brasileiras, no contexto pós - crise econômica de 2008.

A importância dessa pesquisa está no fato de que é primordial compreender a Logística e explorar o quanto ela é fundamental no funcionamento e desenvolvimento de uma empresa, principalmente no contexto brasileiro. Importa ainda, entender e discutir a eficácia da Logística para a garantia da competitividade das empresas brasileiras na atualidade globalizada, marcada por uma crise econômica que ora se coloca exposta e abertamente, ora é retraída e tida sob controle.

É necessário, antes de adentrarmos no contexto brasileiro, conceituarmos a logística. Esse conceito vem ganhando abrangência ao longo do tempo, pois a logística pode ser uma estratégia que venha a oferecer novas formas de colocar a empresa no mercado econômico e em bom lugar no quesito competitividade. Isso é algo que muito se busca para que seja alcançados objetivos como redução de custos e consequentemente melhorar os resultados.

De acordo com Antônio Galvão Novaes (2007), a origem do conceito está ligada às operações militares, que envolvem estratégias com equipes para a utilização de munições, equipamentos e socorro médico. O autor adota a definição do Concil of Supply Chain Management Professionals norte-americano,

logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (NOVAES, 2007, p. 35).

Ou seja, é um conjunto de ações que remetem a eficácia dos serviços das empresas. Pode-se apreender que esse processo pode viabilizar melhorias em diversas áreas. Para a oferta qualificada e segura dos produtos aos clientes, a Logística pode ser implementada no sentido de reduzir os custos da dinâmica que se executa desde a aquisição da matéria prima, produção e fornecimento das mercadorias.

        Vários autores definem a logística. Rodrigues apud Rosa (2007), diz que, “o conceito de Logística pode ser entendido como adquirir, manusear, transportar, distribuir e controlar eficazmente os bens disponíveis”(p.21).

        Assim, Rosa (2007), diz que,

neste cenário, a Logística que pode ser definida como a parte integrante do

processo da cadeia de suprimento que planeja, programa e controla o eficiente e efetivo fluxo produtivo, estoca os bens, dimensiona serviços e informações relacionadas e finalmente transporta mediante tarifações (fretes) do ponto de origem ao ponto de consumo, visando sempre atender aos requisitos dos consumidores se revela um recurso da maior importância às empresas, atribuindo-lhes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros (ROSA, 2007, p. 18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (311.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com