TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conturbado Início Do século XX

Pesquisas Acadêmicas: O Conturbado Início Do século XX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 5

O conhecimento dos acontecimentos históricos permite melhor compreensão dos fatos atuais que acompanhamos nos meios de comunicação. Dessa forma, o conteúdo previsto na disciplina Pensamento Político e Econômico ajudará você a entender os eventos contemporâneos, e a constatar que domínio econômico e poder geopolítico relacionam-se.

A aula-tema 01 aborda o conturbado início do século XX. Mas por que agitado? O que aconteceu na primeira metade do século XX para que seja caracterizado desta forma pelos estudiosos deste período da história? Os acontecimentos serão expostos em ordem cronológica com o objetivo de responder a estas perguntas.

A Inglaterra iniciou a Revolução Industrial nas últimas décadas do século XVIII e assim, durante o século XIX, tornou-se o maior império colonial do planeta. Entretanto, teve o seu declínio no início do século XX, enquanto ocorria o desenvolvimento econômico dos EUA, propiciado principalmente por sua indústria bélica, que abasteceu os países envolvidos nas duas guerras mundiais. Desta forma, os EUA passaram a ocupar a posição de principal potência econômica.

No século XIX formaram-se algumas representações geopolíticas importantes que visavam à unificação da América Hispânica, e cujos significados serão retomados, de forma reelaborada, no século XX. Dentre elas destacamos o Bolivarianismo, que significou o projeto pela unidade da América Hispânica independente, concebido por Simon Bolívar. No momento em que o Bolivarianismo desaparecia, surgia a concepção de América Latina, uma criação francesa com o objetivo de, ao mesmo tempo, exercer sua influência sobre os “povos latinos” e conter a expansão dos EUA. Finalmente no final do século XIX, apareceu a idéia geopolítica de Pan-América, que significou uma estratégia dos EUA em manter os países da América Latina sob sua tutela.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1919) marcou o início efetivo do século XX. Os fatores que a provocaram são divididos em gerais e específicos a cada região. Dentre os fatores gerais, destacam-se a luta entre os países industrializados pelos mercados internacionais - especialmente entre a Grã-Bretanha e a Alemanha -, as rivalidades em razão das questões coloniais, e os nacionalismos europeus e das populações sob a dominação do Império Austro-Húngaro e Russo.

Em 1919, o fim da Primeira Guerra ocorreu pela assinatura do Tratado de Versalhes durante a Conferência de Paz (França). O Tratado responsabilizou a Alemanha pela guerra, impondo-lhe o pagamento de indenizações financeiras e materiais, além de obrigá-la a perder suas colônias para a França. Conforme Moraes e Franco (2009, p. 19), “as duras condições do tratado geraram entre os alemães um profundo ressentimento, responsável, em grande parte, pela ascensão de Hitler ao poder, o que acabou levando o mundo à Segunda Guerra”.

É também no começo do século XX que se estruturou o primeiro Estado Socialista, o Estado Soviético (1917). As péssimas condições de vida da população, intensificadas com a entrada da Rússia na guerra contra o Japão, são as razões que desencadearam a formação do estado socialista. A primeira grande revolta ocorreu em 1905. Com a queda do czar em 1917, Lenin (bolchevique) assume o poder com o auxílio de Trotsky, que havia se tornado bolchevique. Assim, organizava-se o primeiro Estado Socialista e o Partido Comunista.

Em 1924, com a morte de Lenin, Stalin assume o poder como ditador. Dessa forma, estabeleceu uma mudança radical, marcada pela exclusão da participação popular no processo de implantação do socialismo concebido pela Revolução Bolchevique.

A Segunda Guerra Mundial representou a extensão da Primeira, pois o Tratado de Versalhes ocasionou consequências que não foram solucionadas, especialmente o ressentimento dos alemães. Além disso, a disputa das potências industriais por mercado e incorporação de territórios continuou. Assim, Alemanha, Itália e Japão uniram-se em uma aliança expansionista denominada Eixo. Todavia, foi a ampliação nazista liderada por Hitler que provocou diretamente a guerra.

Um novo mapa geopolítico europeu foi desenhado pelos EUA, Grã- Bretanha e URSS ao final da Segunda Guerra. Naquele momento foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas) e instalado o Tribunal Internacional de Nuremberg com o objetivo de julgar as atrocidades cometidas pelos nazistas.

Em 1945 a Alemanha foi dividida pelos países vencedores. E enquanto os EUA, sob o governo de Truman, investiam na reconstrução da Berlim ocidental, tornando-a modelo capitalista, no leste Europeu era imposto o regime socialista.

Finalmente, ocorre o estabelecimento da Guerra Fria. O termo foi empregado para caracterizar o cenário de permanente hostilidade, provocado pelas diferenças ideológicas entre o bloco capitalista, liderado pelos EUA, e o socialista, liderado pela União Soviética. Segundo Moraes e Franco (2009, p. 29), “durante mais de 40 anos, as duas superpotências mantiveram-se em clima de confronto permanente, sem nunca terem chegado a um conflito armado direto”, indicando o declínio geopolítico da Europa.

Ficou conhecida a expressão “Cortina de Ferro”, utilizada para designar o domínio da União Soviética sobre os países do leste da Europa. Tal nome surgiu quando o primeiro-ministro britânico Winston Churchill disse, em um discurso proferido em 1946, que “... uma cortina de ferro desceu sobre a Europa…”, dando a entender que havia sido estabelecida uma severa divisão político-ideológica entre os regimes autoritários comunistas e os sistemas liberais capitalistas.

O conjunto destes acontecimentos representou os motivos para que o início do século XX fosse caracterizado como conturbado. Foi um período agitado, marcado por disputas, por atritos, pelas duas guerras mundiais e a pela Guerra Fria.

O cenário mundial permeado por conflitos continuará no pós-guerra. Mas tal assunto será abordado na nossa próxima aula.

Conceitos Fundamentais

Fascismo - Refere-se ao sistema nacional, autoritário e imperialista, fundado na Itália por Mussolini.

Geopolítica - Refere-se ao campo do conhecimento que estuda e interpreta as questões políticas e os conflitos internacionais da atualidade.

Holocausto - A palavra originalmente significa “cremação de corpos”. Após a Segunda Guerra Mundial, passou a designar o extermínio de vários grupos humanos indesejados pelos nazistas, em especial os judeus.

Marxismo - É o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaborado de forma primária por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvido posteriormente por outros seguidores. Baseado na concepção materialista e dialética da História, o marxismo interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí consequentes.

Nazismo - Movimento de direita alemão nos moldes do fascismo, imperialista, e cuja doutrina consiste na mistura de dogmas e preconceitos a respeito da pretensa superioridade ariana, sistematizados por Adolf Hitler.

Neonazismo - Refere-se ao resgate do nazista, primando pela superioridade da “raça branca”. Os seguidores da doutrina neonazista, em sua maioria, promovem discriminação contra minorias e grupos específicos, como homossexuais, negros, ameríndios, etc.

Socialismo - Relaciona-se às inúmeras teorias de organização econômica propondo a propriedade coletiva, a administração dos meios de produção e a distribuição de bens de uma sociedade, caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos, com um método mais igualitário de compensação.

Stalinismo - O termo define o período em que a URSS foi governada por Josef Stalin, entre 1924 e 1953. A ascensão de Stalin significou uma mudança radical no processo de implantação do socialismo, tal como era concebido pela Revolução Bolchevique, pois foi implementado um Estado burocratizado e autoritário, controlado por uma elite militar, que tomava as decisões sem participação popular.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »