TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dia em que Portugal Fugiu para o Brasil

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 01

Faça uma análise crítica do texto “O dia em que Portugal fugiu para o Brasil”.

Resposta:

O texto “O dia em que Portugal fugiu para o Brasil” explica os preparativos e a vinda da corte portuguesa para o Brasil. Há muitos fatos importantes que tem fundamentação histórica, que tem suma importância para entendermos a evolução do Brasil e suas raízes. As informações relatadas são de boa qualidade e em grande quantidade, o que agrega valor ao texto e esclarece as dúvidas sobre a fuga da família real para o Brasil.

Contudo, a explicação possui muitas falhas, de um modo que há várias hipóteses sobre alguns acontecimentos, o que deixa o leitor sem uma conclusão concreta sobre eles.

Questão 02

“De fato, a reação dos lisboetas oscilava do espanto à revolta. Joaquim José de Azevedo, que, como vimos, tinha armado uma barraca no cais para organizar o embarque, assim interpretou o sentimento do povo: “vagando pelas praças e ruas, sem acreditar no que via, desafogava em lágrimas e imprecações a opressão dolorosa que lhe abafava na arca do peito, o coração inchado de suspiros: tudo para ele era horror; tudo mágoa; tudo saudade; e aquele nobre caráter de sofrimento, em que tanto tem realçado acima de outros povos, quase degenerava em desesperação!” (Schwarcz, 2007)

Disserte acerca dos impacto da vinda da corte em Portugal.

Resposta:

Com a corte se preparando para se refugiar na colônia, grande parte da população portuguesa iria permanecer ali com as tropas napoleônicas chegando. Desse modo, o terror foi instaurado juntamente com o medo e até mesmo revolta pois a corte e a nobreza estariam os deixando para trás sem nenhum amparo. Outro fator impactante em Portugal foi a queda das comercializações na antiga sede do governo, pois agora a sede era na colônia e toda a economia estava ali centrada. Devido ao medo, os camponeses deixaram suas plantações e suas casas afim de ir para a capital, mesmo sabendo que lá estariam indefesos foram apelar para os santos, pois era a única proteção que lhes restavam. Muitas pessoas em desespero tentaram embarcar nas galeotas dos navios, fato que tirou a vida de diversos lusitanos.

Questão 03

“A vinda da Corte para o Brasil marca a primeira ruptura definitiva do Antigo Sistema Colonial.” (NOVAIS, 1981, p. 298)

Justifique a afirmativa do autor.

Resposta:

Com a coroa chegando ao Brasil-colônia, marcou o fim de diversas características do antigo sistema colonial, dentre eles, o fim da hegemonia do capital comercial, que visava relações comerciais obrigatórias da colônia com Portugal, já que a colônia passou a ser a sede do governo.

Em condições normais toda a produção da colônia era regida por latifundiários e não tinham intervenção do Estado de forma direta, porém com a concentração da coroa no Brasil, o estado passou a controlar a produção na colônia que tornou-se sede do estado, sendo assim pondo fim a mais uma característica do antigo sistema colonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com