TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Entendimento dos PCN de História - 5 a 8 série

Por:   •  18/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Pratica de ensino e orientação de estágio

PASCOAL, Eliane dos Santos

Entendimento dos PCN de História - 5 a 8 série

O conhecimento histórico: características e importância social;

Aprender e ensinar História no ensino fundamental;

Conteúdos de História: critérios de seleção e organização.

Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

                                        Adriana Cristina Sampaio Silva RGM:1400372-4 Caique Giardiello                       RGM:1404976-7

Vanessa Ferreira Tito                     RGM:1401825-0

                        

São Paulo

2015

Parâmetros Curriculares Nacionais de História de 5 à 8 série

O conhecimento histórico: características e importância social

Houve uma época em que a politica publica brasileira manipulava o que era ensinado nas escolas, utilizando o chamado “decoreba”. Porém hoje temos uma luta constante em passar puramente o conhecimento histórico, utilizando alternativas e métodos de ensino e recursos didáticos colocando o aluno como sujeito ativo na aprendizagem, estreitando a relação do passado com o nosso cotidiano, dando uma maior compreensão da realidade social vivida hoje.

Novas abordagens, análises e pesquisas estão sendo aprimoradas e descobertas a cada dia. Continuam sendo utilizada como fontes de pesquisa a documentação escrita e institucional, mas também são considerados documentos diferentes como: textos, imagens, relatos orais, objetos e registros sonoros, abrindo assim o campo de pesquisa histórica em busca da realidade. Para trabalhar as fontes existem diferentes abordagens teórico-metodológicas como aos que procuram explicar a vida social por teorias globalizantes ou aos que procuram grandes movimentos coletivos ou particularidades individuais para enfatizar a problematização do social.

Tais estudos têm revelado dimensões da historia cultural, mentalidades e práticas de construção de identidades socioculturais, revelando a relação que as práticas cotidianas têm com os processos históricos.

A discussão hoje é refletir sobre os fatores que interferem na construção do conhecimento histórico. A problematização possui ideologias e interpretações do historiador que faz parte de seu tempo, seu lugar e seus valores. Cabe ao pesquisador refletir sobre as relações que estabelece com o seu objeto de estudo, utilizar a objetividade para se aproximar da realidade histórica, utilizando o distanciamento e interpenetração entre o sujeito e objeto de estudo e assumir uma subjetividade interpretativa questionando o “real” e a “verdade”.

Essa diversidade de temas e abordagens tem sido ajudada por outras áreas do conhecimento das ciências humanas, abrindo um leque de possibilidades de estudo e dando voz as “pessoas comuns” na construção da História. Isso auxilia a aproximar o aluno, pois ele se identifica como protagonista da realidade social, sujeito ativo no processo de aprendizagem. O docente deve reconhecer sua atuação na construção do saber histórico escolar identificando valores, intencionalidades e contextos dos autores e adquirir novos significados ao ser discutido com os alunos, utilizando a diversidade de documentos e multiplicidade de linguagens, assim o aluno aprende a extrair informações de vários documentos para distinguir o que é realidade e o que é representação. Adquirindo esse conhecimento cientifico no ensino de História, isso se reflete em seu aprendizado, fundamentam possibilidades de estudos, valorização das atitudes intelectuais, na autonomia em aprender, na reflexão critica sobre suas praticas, seus valores e seus conhecimentos e relacionando sua vida com processos históricos contínuos.

A importância social do ensino de História era de desenvolver no aluno a construção da identidade do “cidadão patriótico”, do “homem civilizado” ou da pessoa “ajustada ao seu meio”, mas a sociedade vive intensos processos migratórios, assimilação e intercambio de comportamentos, valores e tecnologias, desfavorecendo a identidade local, regional e nacional.

O ensino de História possibilita ao aluno conhecer as problemáticas e os anseios individuais, de classes, e de grupos e refletir sobre os seus valores e suas praticas cotidianas, auxiliando na identificação e na distinção do “eu”, do “outro” e do “nós” no tempo, nas praticas e valores particulares e dos valores coletivos em uma época. A construção de noções interfere nas estruturas cognitivas do aluno, modificando a maneira como ele compreende a si e ao mundo a sua volta, podendo interferir nas suas relações sociais e pessoais, nos seus comportamentos, compromissos, e afetividades do seu mundo, assim poderá distinguir particularidades, reconhecer diferenças e semelhanças e o seu papel na organização de valores, reconhecendo a existência de diversidade individual, de grupo de classes ou de culturas, de distintos tempos e moldar valores de respeito por elas.

Nesse processo de distinção e analise o aluno adquiri novos domínios cognitivos, aumenta o seu conhecimento sobre si mesmo, seu grupo, sua região, seu país, seu mundo, sobre outras formas de viver e outras práticas sociais culturais, politicas e econômicas construídas por diferentes povos. Favorecendo a formação do estudante como cidadão, conscientes e críticos, para que assuma sua participação social, politica, e atitudes criticas diante da realidade atual, aprendendo a discernir os limites e as possibilidades de sua atuação na permanência ou na transformação da realidade histórica na qual está inserido e exercerem sua cidadania como prática e ideal.

Aprender e ensinar história no ensino fundamental

A história é aprendida por diversos modos, tanto dentro, como fora do ambiente escolar.

A criança absorve a cultura em que vive como se fosse um catalisador de informações, ideias, costumes e culturas, sejam eles passados através de meios físicos, como o ambiente familiar e social, ou por meios virtuais, ao quais atribuímos a televisão, a internet e propagandas.

Os fatos históricos geralmente lembrados em datas especiais são transmitidos por meio de filmes, textos, gravuras dentre outros, e são alguns dos principais responsáveis por instigar a criança a pensarem em diferentes contextos e experiências humanas fora do âmbito escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com