TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio História

Por:   •  25/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.190 Palavras (13 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 13

universidade do norte do paraná - unopar

 licenciatura em história

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

CASTANHAL-PARÁ

2021

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        7

4        OBJETIVOS        8

5        PROBLEMATIZAÇÃO        9

6        REFERENCIAL TEÓRICO        10

7        METODOLOGIA        13

8        CRONOGRAMA        14

9        RECURSOS        15

10        AVALIAÇÃO        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o sensor crítico e histórico sobre  a luta ela desigualdade de gênero entre os alunos do ensino médio, a qual possui inúmeras problemas, dando ênfase na a importância do Movimento de Mulheres no Nordeste Paraense-MMNEPA, este fruto da desigualdade de gênero existente em todo mundo, principalmente no Brasil e no Estado do Pará,  que sofre por ser uma região menos favorecida em nosso pais, apesar que esse fato não é determinante para que se tenha um maior preconceito em relação ao gênero, visto que podemos observar em regiões mais desenvolvidas demonstrações de preconceito com as mulheres, tanto no âmbito social como profissional.

Os alunos algumas vezes não possuem conhecimento sobre a própria história de luta social de sua classe, algo que faz com que o discente não entenda seu real papel na sociedade atual, pois cada cidadão tem o dever de lutar por uma sociedade melhor, para todos, mas para isso necessita ter conhecimento sobre a causa, e a Escola caba sendo primordial para isso.

Diante de todo esse contexto, fez se necessário a elaboração deste projeto com o intuito de proporcionar aos alunos maior conhecimento sobre as causas socias e principalmente sobre as lutas sociais que fazem parte da vida de cada, além de possibilitar que eles conheçam Movimento de Mulheres no Nordeste Paraense-MMNEPA que é um movimento regional do nosso Estado, mas que muitos não conhecem.

  1. TEMA

O tema escolhido para o projeto foi “A Importância do Movimento de Mulheres do Nordeste do Pará na luta contra a desigualdade de gênero”, por se tratar de um assunto de suma importante para que os alunos entendam a regionalização das lutas sociais, visto que muitos não possuem a real dimensão da importância deste movimento.

É necessário que ocorra uma mudança no olhar dos professores e corpo pedagógico em relação ao ensino de temáticas com aspecto social, pois a escola grande contribuição para a formação das crianças no aspecto socias, buscam sempre mostrar as varias vertentes em relação a sociedade, principalmente no que se diz respeito a disciplina de história.

A escola tem por sua vez deve buscar ser lembrada como uma das possibilidades de espaço civilizatório numa era de violência, medo e descrença. A escola pode ser polo de formação de cidadãos ativos a partir de interações compartilhadas entre a escola e a comunidade civil organizada

Ressalta-se o papel do ambiente escolar para informar os alunos em relação aos movimentos que formam as lutas sociais no Brasil, e se faz necessário que os professores comecem a trabalhar a regionalização do ensino, para que através dessa atitude os discentes possam entender e aprender a cultura local a qual estão inseridos, fazendo que diminua a falta de cultura local que assola muitos alunos.

Que este projeto seja o ponta pé inicial para que o ensino de historia melhore em relação a ensinar o contexto cultura que o aluno faz parte, e assim ele consiga entender as transformações e lutas que foram realizadas durante o decorrer dos anos.

  1. JUSTIFICATIVA

Com o aumento de manifestações me busca da luta por melhores condições sociais, por igualdade, fez surgir movimentos sociais novos, e deu visibilidade a alguns já existentes, fazendo que esses movimentos ganhassem força.

Nesses contextos a Escola ganha papel fundamental para disseminação de informações e conceitos sociais, formando cidadãos consciente para uma sociedade que cada vez mais está desigual.

O aspecto educacional dos movimentos sociais que apresentamos neste texto não é (e neste ponto estamos ratificando o que afirmamos no início) mais um tema transversal presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Defendemos que os movimentos sociais educam no sentido da educação cidadã, da luta por direitos, da mobilização política e prática social. Sim, podemos aprender e apreender com os movimentos sociais. São eles que nos mostram o que está de errado em nossa sociedade, pois revelam as fraturas, as brechas, os interstícios do problema social que se vivencia. Os movimentos sociais educam porque questionam o sistema e o pressiona para mudança, transformação, alteração daquele estado de coisas. Os movimentos sociais nos ensinam que a liberdade, a igualdade, a dignidade, o respeito e a tolerância são bases essenciais para o exercício da convivência humana. Independentemente do caráter da mobilização, quer seja de classes, étnico, gênero, racial, o aprendizado se define como luta pela cidadania e preservação dos direitos básicos da vida humana.

O enraizamento da educação nas relações sociais, na base material, possibilita o questionamento da visão idealista de que a mudança do mundo adviria de uma mudança em nossa educação. Poderíamos nos educar de um modo diverso mantendo a mesma base social, sem alterar as relações que nos envolve. Esta questão já fora posta por Marx: “por um lado, é necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino; por outro, falta um sistema de ensino novo para poder modificar as condições sociais. Consequentemente, é necessário partir da situação atual” (MARX e ENGELS, 2004, p. 107).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (229.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com