TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia

Por:   •  23/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

NOME COMPLETO

Ariane Cristina de Moraes

RGM

22834605

INSTITUIÇÃO

Cruzeiro do Sul

DATA

30/05/2020

CURSO

Filosofia

DISCIPLINA

Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia I

PLANO DE AULA

Indicadores BNCC (2018)

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA (BNCC):

Ciências Humanas.

COMPONENTES CURRICULARES (BNCC):

Filosofia, história e Geografia.

Competências (BNCC)

HABILIDADES (BNCC)

Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições  e  fazendo  escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

TEMA:

O presente de Prometeu e a responsabilidade da humanidade: O poder de manipular a natureza.

FINALIDADE:

A partir dessa aula o aluno deve compreender o uso, abuso e benefício que a humanidade fez do fogo ao longo da história, e refletir sobre suas implicações e responsabilidades com o mundo e os seres vivos; também deve analisar, comparar e respeitar as diversas opiniões expostas na aula.

Discutir a relação entre cultura e natureza, relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças, identificar e realizar procedimentos de pesquisa.

CONTEÚDO:

Currículo do Estado de São Paulo: 1ª Série do Ensino Médio, 2º Bimestre:

Conteúdo: A Filosofia e outras formas de conhecimento: Mito, cultura, religião, arte e ciência.

DURAÇÃO:

04 aulas de 45 minutos cada.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR.  

Introdução: Discutir e apontar em roda de conversa: “O que é um mito? O que chamamos de mito hoje?  O que foram os mitos para os antigos gregos”

Desenvolvimento: Após a discussão introdutória, o professor deve apresentar aos alunos o Mito de Prometeu, enfocando o fogo como uma forma de poder, poder de manipulação da natureza, depois pedir uma pesquisa acerca dos índices de desmatamento, violência armada e apropriação dos recursos naturais para os alunos e a partir desses dados devem escrever um texto crítico que responda as perguntas: Como a humanidade cuidou do presente dado por Prometeu? Estamos fazendo um bom uso da nossa manipulação da Natureza? Exageramos em alguns pontos? Fizemos armas demais? Desperdiçamos recursos demais? Depois irão compartilhar suas críticas com todos os alunos e discutir as diversas opiniões.

Conclusão: Ao final o professor irá anotar na lousa um compilado de opiniões dos alunos e lançar a seguinte questão para reflexão: O que nós, alunos do 1º ano do ensino médio, podemos fazer para melhorar os índices discutidos na aula.

RECURSOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS.

Lousa, giz, caderno, caneta e computador ou celular com acesso a internet.

INDICADORES DE AVALIAÇÃO E AUTO-AVALIAÇÃO.

O desenvolvimento do aluno em discutir e compreender o colega, pesquisar e organizar as suas ideias para apresentá-las para a sala.

REFERÊNCIAS.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso 30/05/2020

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. SILVA, A. S. Unidade II: A Filosofia dentro do currículo, In Prática de ensino em Filosofia I. 2020.

O Mito de Prometeu. Disponível em <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/mito_prom.htm> Acesso dia 30/05/2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências humanas e suas tecnologias. São Paulo, SP: See, 2011. Disponível em <https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/236.pdf> Acesso 30/05/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com