TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fim Da Guerra Civil

Casos: O Fim Da Guerra Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

FACEEL- FACUDADE DE EDUCAÇÃO ELIÃ

PROFESSORA: TIARA ASSUERO

ALUNA: DENISE DOS SANTOS FREITAS DE SOUSA

No final da guerra civil, os EUA estavam destruídos, quer finalmente quer psicologicamente. Norte e o Sul tinham investido muitos recursos na guerra, secando a economia e o espírito otimista da nação.

O assassinato do presidente Abraham Lincoln em abril de 1865, apenas dias após o final da guerra, foi mais um golpe na mente dos americanos. A nação fez o luto a muito dos seus filhos e agora ao seu presidente. Dada a situação, alguns previam um declino nacional.

Após a guerra civil atribuindo esta grande expansão industrial e nacional à destreza e coragem de alguns homens: Vanderbilt, Carnegie, Rockefeller, Morgan e Ford.

Cornelius Vanderbilt: Em uma cruzada para reconstruir uma nação destruída pela Guerra de Secessão, Cornélio Vanderbilt é o primeiro a ver a necessidade de união e assim recuperar sua posição no mundo. Ele vende sua empresa de transporte para investir tudo em vias ferroviárias, certo de que era a melhor estratégia para conectar o leste ao oeste dos Estados Unidos, como nunca antes havia sido feito. Quando menino, trabalhava com o pai na balsa entre Staten Island e Manhattan e, em 1820, decidiu ingressar no ramo de estaleiros. O “Comodoro”, como era conhecido por sua extrema competitividade e dureza, deixou seu nome marcado na indústria ferroviária a partir de 1860 e contribuiu não somente para sua fortuna pessoal como também tornou o transporte muito mais eficiente. Ao morrer, a fortuna de Vanderbilt era superior aos US$ 100 milhões.

John Rockfeller: Em 1859, três anos e meio depois do seu “Jobday”, pede um aumento ao seu patrão, que foi recusado. Rockefeller acha que já aprendeu o suficiente. Despede-se e funda o seu próprio negócio. A Standard Oil beneficiou de economias de escala e transformou-se na maior empresa de petróleo do mundo. Numerosos concorrentes foram absorvidos, a produção aumentou e os preços tornaram-se competitivos. Inicialmente o petróleo era transportado nos comboios, mas mais tarde, foram construídos os primeiros oleodutos. A indústria do petróleo floresceu e a Standard Oil tornou-se a líder deste novo mercado, tornando-se um monopólio.

Iniciou sua acumulação devido a acordos comerciais com as ferrovias que lhe davam descontos no transporte de seu petróleo em troca de uma cota fixa de carregamento 60 vagões por dia. Realmente foi um empreendedor dos melhores do planeta, porém seus métodos sempre foram de ganhar a qualquer custo. A verdadeira Historia da Standard Oil e de jogo sujo para com seus concorrentes.

Andrew Carnegie: Nascido no interior da Escócia, filho de um pobre tecelão que emigrou para a América com a família, Carnegie subiu na vida como um rojão. Aos 12 anos, ao desembarcar em Pittsburgh, então o centro da indústria pesada americana, ele não passava de um aprendiz de tecelão. Sem tempo para estudar, cumpria uma jornada de 12 horas por dia ganhando um dólar por semana. Mas, ao completar 24 anos, Andra, como a mãe o chamava, já era superintendente da Divisão Ocidental Ferroviária da Pensilvânia. Àquela altura, ele era um novo-rico esforçando-se para aprender as boas maneiras, suavizar o sotaque escocês e usar botinas de salto alto e cartola para dar a impressão de ser mais alto.

Carnegie operava como um investidor voraz do mercado de capitais. Graças ao faro para novas oportunidades e às boas relações com políticos em Washington, fechou negociações milionárias. Se fosse hoje, ele certamente seria enquadrado nas leis do colarinho-branco por crimes como tráfico de influência usa de informação privilegiada e formação de cartel. Mas na época nada disso era ilegal.

Carnegie demonstrou um gênio incomum ao tirar proveito da expansão econômica americana. Durante a Guerra Civil, a pedido do presidente Abraham Lincoln, as empresas de Carnegie forneceram trilhos e pontes para transportar as tropas ianques do nordeste americano para lutar contra os separatistas do sul. Após o conflito, o magnata passou a ditar preços para o aço, para os vagões de trens e até para os empreendimentos imobiliários criados pelas novas rotas ferroviárias nos Estados Unidos. Carnegie sabia que seu triunfo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com