TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jornal Histórico de Campinas

Por:   •  10/8/2015  •  Artigo  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

Tema: Monumentos históricos e suas localizações na cidade de Campinas

 Nesta edição abordaremos o que são monumentos e patrimônio históricos, com se tornam significativos para a sociedade, podendo ser estético, cultural, social, artístico e documental. O conceito de preservação e restauração e ainda a localização de alguns monumentos na cidade de Campinas.

Os temas escolhidos foram:

[pic 1]

Teatro Municipal de Campinas

O Teatro Municipal de Campinas Carlos Gomes foi o maior teatro e um dos mais importantes teatros da cidade de Campinas. Localizado entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar, foi inaugurado em 10930. Possuía 1.300 lugares.

Foi demolido, sob circunstâncias obscuras em 1965, no governo de Ruy Novaes. Foi uma grande perda no patrimônio histórico e cultural da cidade. Anos mais tarde foi erguido o Teatro Municipal Castro Mendes o qual possui a metade da capacidade do anterior e foi adaptado a partir de uma antiga sala de cinema e recentemente passou por nova reforma. Está localizado na rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial

[pic 2]

Estação Ferroviária 1968

 [pic 3]

 A estação ferroviária de Campinas foi inaugurada em 1872, bem menor que o prédio atual, já era a maior das quatro estações da ainda curta linha da Cia. Paulista. Em 1884, esse prédio foi desativado, inaugurado um novo prédio no mesmo ano, que sobrevive até hoje.

Houve várias ampliações e adequações para se chegar ao prédio que conhecemos hoje. Está localizado na Praça Floriano Peixoto s/nº.

Serviu com estação ferroviária até 15 de março de 2001, foi tombada como patrimônio histórico cultural da cidade em 1982. Desde julho de 2003 passou a abrigar um centro cultural administrado pela prefeitura.

[pic 4] 

Catedral Metropolitana de Campinas 1950

[pic 5] 

A igreja começou a ser construída em 1807 e durou mais de seis décadas com requintado trabalho em madeira. A Catedral Metropolitana de Campinas foi inaugura em 1883, recebeu novas ornamentações na fachada com a reforma de 1923 (como os medalhões com datas comemorativas da diocese, guirlandas e estátuas dos evangelistas e anjos do apocalipse). A igreja é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas. O edifício é tido como o maior no mundo construído em taipa de pilão, com seus 4.000 m2

Curiosidades

Vamos conhecer nosso Brasil com a música popular brasileira?

[pic 6] 

Escolhemos uma música de 1940, samba, que é  considerado um samba-exaltação, que se popularizou em 1972 com o grupo musical Novos Baianos.

 Brasil Pandeiro é um hino que mostra a cultura musical do país. A letra retrata pontos turísticos da Bahia, como Morro do Vintém e Penha, além de fazer uma referência direta ao Tio Sam (EUA). É como se cada brasileiro gritasse ao mundo inteiro: “Aqui se toca samba, com pandeiro e é muito bom!”.

Por muito tempo, nós brasileiros vivemos inferiorizado, como o complexo de “vira lata”, segundo Nelson Rodrigues.

O refrão da música parece uma oração: “Escutai vossos pandeiros, iluminai os terreiros, que nós queremos sambar”, exaltando o samba brasileiro.

Essa música foi feita em 1940, e na década de 40 e 50 era o auge da ditadura militar brasileira e da onda internacional da contracultura. Nessa mesma época aumentaram a fabricação de rádios, implantaram a fabricação de televisores em nosso país. Seu compositor, Assis Valente, infelizmente não ouviu a melhor gravação de sua canção, pois faleceu em 1958.

Brasil Pandeiro, interpretado pelo grupo Novos Baianos em 1972, foi um dos maiores discos brasileiros de todos os tempos, segundo intérpretes e gravadores da época.

Nessa bem humorada música, o sambista desafia o Tio Sam a tocar o pandeiro, para mostrar nossas capacidades, até mesmo culturais.

[pic 7]  Muitas foram nossas conquistas, na época, como a Taça do Mundo de Futebol, valorizando a estima do povo brasileiro. Hoje o Brasil se encontra entre potências mundiais, buscando espaço cada vez maior junto a ONU e demais órgão internacionais, sendo eleito na presidência da OMC. Com o samba e outras culturas regionais acumulamos experiências ao longo da história, como qualquer outra nação. Letra e música :

Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor
        Eu fui na Penha, fui pedir ao Padroeiro para me ajudar

Salve o Morro do Vintém, Pendura a saia eu quero ver
        Eu quero ver o tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar

O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada
        Anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato

Vai entrar no cuzcuz, acarajé e abará.
        Na Casa Branca já dançou a batucada de ioiô, iaiá

Brasil, esquentai vossos pandeiros
        Iluminai os terreiros que nós queremos sambar

Há quem sambe diferente noutras terras, noutra gente
        Num batuque de matar

Batucada, Batucada, reunir nossos valores
        Pastorinhas e cantores
        Expressão que não tem par, ó meu Brasil

Como a fotografia ajuda a entender História e Geografia?

[pic 8]

Compartilharemos alguns pontos com vocês!!!

A invenção da fotografia permitiu a humanidade registrar para sempre momentos interessantes que antes ficariam guardados apenas na memória das testemunhas oculares.

Podemos considerar a fotografia como um meio mais perfeito para gravar e reproduzir manifestações culturais. A fotografia é a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (704.2 Kb)   docx (879.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com