TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Leão e a Joia

Por:   •  30/10/2019  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Maranhão

Centro de Educação e Ciências Naturais e Exatas

Departamento de História e Geografia

Disciplina: História dos Povos Africanos.

Docente: Tatiana Reis

Discente (s):  Karina Viana de Freitas e Maria Eduarda Gaspar da Silva.

RESENHA CRÍTICA

Resenha crítica apresentada à disciplina História dos Povos Africanos como requisito para obtenção da 3ª nota.

São Luís

2019

Soyinka, Wole. O Leão e a Joia; tradução: William Lagos. São Paulo: Geração Editorial, 2012.

[pic 1]  Wole Soyinka nasceu em 13 de julho de 1934 em Abeokuta, próximo a Ibadan, no oeste da Nigéria. É dramaturgo, poeta, romancista e um importante crítico nigeriano na língua inglesa. Ele foi o primeiro escritor negro africano a receber o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1986.

Soyinka completou seus estudos universitários em 1954 no Goverment College, em Ibadan. Em seguida, seguiu para a Universidade de Leeds, onde completou seu doutorado em 1973. Acerca de seis anos que viveu na Inglaterra, foi dramaturgo no Royal Court Theatre em Londres. Em 1960 recebeu bolsa pela Fundação Rockefeller e voltou à Nigéria para estudar Teatro Africano. Nesse mesmo período, ensinou teatro e literatura em universidades de Ibadan. No ano de 1960, fundou o grupo teatral, “The 1960 Masks”, e em 1964, o “Orisun Theatre Company”, no qual produziu suas próprias peças e atuou no palco, também aceitou cargos de professor convidado nas universidades de Cambrigde, Sheffield e Yale.

Soyinka publicou mais de 20 obras, entre teatro, romance e também poesia. Ele escreve em inglês e seu estilo é marcado por grande riqueza e profundidade. Wole Soyinka continua a escrever e criticar sobre a corrupção e a opressão em seu país e em cada canto de sua idolatrada África.

Desde 1994, Wole Soyinka tem residido quase nos Estados Unidos, somente recentemente viajando para a Nigéria. Nos Estados Unidos ele tem ensinado em várias universidades, dentre elas a Emory University em Atlanta, a University of Nevada, em Las Vegas e a Loyola Marymount University em Los Angeles.

A peça O leão e a Jóia, lançada pela Geração Editorial, durante a I Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em abril de 2012, é a primeira obra do professor a ser editada no Brasil.

  1. Resumo da obra

  1. Análise Crítica da obra

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com