TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MATUTO EMPREENDEDOR

Por:   •  5/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

ELAINE OLIVEIRA ARAGÃO

O MATUTO EMPREENDEDOR

Fichamento apresentado no curso de Nutrição do Centro Universitário de Ciências Humanas e Sociais – UNIAGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial na disciplina de Empreendedorismo e Nutrição, no quinto período ‘C’ sob a orientação da professor: Augusto Teixeira.

Paripiranga

Março – 2017

REFERÊINCIA:

LIMA. Maciel Teixeira. O Matuto Empreendedor. Ed. J. Andrade Ltda; Aracaju; 2009.

RESUMO:

Em o matuto empreendedor, Maciel Teixeira Lima relata sua história cheia de desafios e lutas, nos passa coragem e motivação para continuarmos seguindo em frente. Ainda que tudo e todos estejam contra você, é possível superar obstáculos e vencer a batalha. Os desafios da vida podem nos levar à busca de novas oportunidades e superação de limites. Basta acreditar na pessoa mais importante do mundo: você! Mostra como é importante sonhar e mais ainda realizar seus sonhos. Não adianta buscar um mundo melhor se não estiver disposto a mudar a si mesmo.

CITAÇÕES:

“Ainda muito pequeno, imaginava um mundo diferente e, às vezes, ficava vagando em pensamento e sonhava com um mundo feliz, sem lagrimas, dor ou sofrimento.” (p.15)

“Existem pessoas que surgem em nossas vidas, especialmente para que possamos aprender com elas. Acredito que essas pessoas são iluminadas e que sem elas a nossa jornada evolutiva seria mais lenta e trabalhosa.” (p.17)

“Sentia uma grande satisfação quando conseguia arrumar algum dinheiro com o trabalho. Não foram poucas as vezes em que fiquei sem lanchar só para ter o prazer de entregar para minha mãe uma quantia maior em dinheiro.” (p.23)

“Meu filho, chuva não é motivo para faltar ao trabalho. Você assumiu um compromisso e precisa cumprir.” (p.32)

“Ele me mostrou, com seu exemplo, que as palavras às vezes não dizem nada, pois são as ações que indicam quem verdadeiramente somos.” (p.35)

[...] “Só os verdadeiros amigos são capazes de apontar nossos defeitos, visando sempre a nossa melhora.” (p.39)

“Porém, sempre acreditei que na vida não existe sofrimento e, sim, aprendizagem.” (p.54)

“Decidi que queria ter o meu próprio negócio e que seria no seguimento da moda. Fiz uma promessa a mim mesmo: um dia vou ser empresário.” (p.62)

Muitas vezes pensamos em nos envolver somente com o trabalho e a pensar em juntar bens matérias e esquecemos que temos família, amigos e pessoas que precisam de nós, que se sentem bem estando conosco e dividem alegria em poder compartilhar um pouco do seu tempo com aqueles que amam. (p.99)

“A fortaleza interior só acontece quando começamos a ergue-la, colocando cada tijolo em seu devido lugar, vagarosamente.” (p.153)

TEXTO:

O livro o matuto empreendedor traz a história de vida do grande administrador Maciel Teixeira Lima, ainda muito pequeno, sonhava com um mundo melhor, onde não teria que passar por sofrimentos. Em sua busca por dias melhores, começou a trabalhar e nunca mais parou, sempre com olhar para as coisas inusitadas que acontecia no meio em que vivia, com isso passou a acreditar que estamos aqui para lutar e vencer as situações, que nos levarão a novos caminhos menos espinhosos.

O autor era um jovem sonhador, que acreditava que poderia conseguir atingir todos os seus objetivos, por ele ver em casa um exemplo de mulher guerreira, que a vida toda lutou para dá o melhor ao seus filhos. Desde muito cedo ao ver a situação difícil pela qual a família passava, estava sempre em busca de algo para pode ajudar nas despesas da casa, era algo muito importante para si, quando conseguia voltar com algum dinheiro para casa, e quando não conseguia sua mãe estava lá para te confortar e mostrar que aquilo que não se consegue em um dia, pode se conseguir em outro.

Em sua história de vida ele nos mostra, que para ser um bom empreendedor tem que se começar cedo, com pequenas ações, ter visão de futuro, e coragem para enfrentar desafios, não se deve apenas seguir as funções que lhe foi delegada, iniciativa é importante para conquistar espaço em seu local de trabalho. Estar sempre disposto a aprender e vencer as dificuldades é muito importante para crescer.

Quando se busca algo tem que estar preparado para as despedidas, pois nem tudo que se quer, pode ser conquistado sem sair das raízes. Mas sempre ter em mente que todo sofrimento é de alguma forma aprendizado. Seus sonhos são a base de tudo, nunca deve-se desistir de realizá-los, apenas saber o momento certo de colocar todos em pratica, e não deixar se mover pela ganancia é algo primordial, pois nem sempre aquilo que deseja, é realmente necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com