TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MATUTO EMPREENDEDOR

Por:   •  4/2/2018  •  Resenha  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO

ELIOMAR DOS SANTOS

O MATUTO EMPREENDEDOR

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO FICHAMENTO

VALOR

NOTA

RESUMO

1,0

OBSERVÂNCIA DAS NORMAS DA ABNT

1,0

COERÊNCIA E REPRESENTATIVIDADE DAS CITAÇÕES SELECIONADAS COM A OBRA

3,0

PARECER CRÍTICO (Nível de aprofundamento argumentativo e fundamentação teórico-conceitual relacionada ao conteúdo da disciplina (objetividade, originalidade, fundamentação teórica e posição crítica)).

5,0

TOTAL DE PONTOS

10.0

Paripiranga/BA

Fevereiro de 2018

LIMA, Maciel Teixeira. O matuto empreendedor.  Aracaju: Ed. J. Andrade Ltda; 2009.p.156.

RESUMO

A obra do autor Maciel Teixeira Lima, assim titulada o Matuto empreendedor tem um objetivo de pontuar a grande fascinante lição de vida de um individuo nordestino, que iniciou seu oficio com seus 8 anos de idade. Em suma mediante seu lançamento de seu livro o evento foi tão gratificante e surpreendente como a trajetória do autor que desde menino para sobreviver pegava frente e vendia alface  e picolé andando pela cidade tudo isso em busca  de realizar seus objetivos que era ter seu próprio negocio. É notório que para conseguirmos realizar seus sonhos, enfrentou  grandes desafios. A obra vem demonstrar toda a realidade vivida do autor,  menino, que passou fome e frio em São Paulo, foi sequestrado em Paulo Afonso, teve sua loja, seu primeiro sonho, roubado e correu mundo, levou sua loja Milenium a ganhar prêmios  em São Paulo, produzir um livro e mediante sua simplicidade e capacidade e habilidades  técnica profissional conseguindo reunir um emaranhado de pessoas à seu redor.

Nunca devemos esquecer que o grande um dia foi pequeno e que para que possamos crescer pessoal e profissionalmente é preciso colocarmos paixão em tudo que fazemos e mais tarde o sentimento maior, o amor..(p.16)”.

“No outro dia, fiz o mesmo percurso e rezei para não encontrar meu coleguinha de classe. (p.24)”.

“Em meus pensamentos, ainda imaturos, dizia  para mim mesmo que tudo tivesse meu negócio próprio, desejaria bom dia todos os da minha equipe, pois aquilo era gratificante.(p.31)’.

“Este é um fator que gera motivação no ser humano e faz com que haja um sentimento de lealdade e comprometimento quando se recebe atenção, cuidado e respeito. (p.33)”.

“Os funcionários não vestiam a camisa da empresa, e sempre que podiam, falavam mal da organização e do administrador. (p.41).”

“Queria trabalhar, realizar sonhos, crescer! Nesse momento tive que sufocar a minha angustia e seguir o meu caminho. (p.50)”.

“Porém, sempre acreditei  que na vida não existe sofrimento e, sim aprendizado.                            ( p.54)”.

   “ A sobrecarga de trabalho nunca me incomodou, mas, sem perceber, fui caindo nas garras do estresse, vagarosamente. (p.93)”.

Fiquei chocado com aquele relato. Eu estava naquele SPA pelos mesmos motivos: descuido, trabalho excessivo. Tirei uma lição daquela história. Fiz um planejamento de vida. Nunca mais ficarei sem férias. Não podia mais ser tão centralizador, iria dividir tarefas e delegar. Precisei aprender com dor. Na vida, aprendemos pelo amor ou pela dor. A segunda opção é mais dolorosa, mas, certamente, é a escolha que ainda prevalece em nós, seres humanos. ( LIMA, 2009,p.98).

“Se a equipe não estava funcionando, a liderança estava falhando em alguns ponto. (p.112)”.

PARECER CRÍTICO:

O autor ele vai lentamente introduzindo dados fundamentais de grande importância e pontuando com grande precisão. O problema a ser enfrentado é bem complexo. Mediante tais complexidades uma forma mais simples e importante de melhorar sua empresa é eliminar a complexidade desnecessária. Quando um funcionário de imediato relatar que conhece um modo de tornar algo menos complexo ou complicado fique atento. Cabe fazer uma analise como esses colaboradores executam as tarefas, verá que acrescentam uma complexidade desnecessária as suas atividades, até mesmo chegando atrasado, realizando etapas  desnecessária entre outras.

Para se realizar um excelente trabalho, quatro características são fundamentais: paixão pelo o que faz fé em Deus e em si mesmo, paciência para superar os obstáculos e todos os colaboradores lembrem-se da forma de tratamento do menor até o maior com o mesmo objetivo atenção e respeito.

O autor sempre tinha um sonho a realizar, que era abrir uma empresa, e que todos fossem atendidos em par de igualdades complementar a todos tudo isso é gratificante e ponto positivo para o mundo do empreendedorismo. Em suma é necessário ter uma mente aberta para excluir os pensamentos negativos antes de abrir uma empresa. Com certeza vai ajudar o empreendedor a estar aberto para as novas ideias, que venha proporcionar algumas mudanças mediante a forma de como executar seus planejamentos em prol de um excelente resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (383.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com