TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mar de Escravo

Por:   •  14/6/2018  •  Resenha  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

  UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

  Aluno: Sergio Murilo Professora:Vera

  Disciplina:História dos reinos e povos africanos

  Trabalho: Mar de escravos (Documentário de Luis Felipe de Alencastro)

     Podemos refletir com as fontes do passado para se entender o presente. O tráfico negreiro no Brasil perpetuou-se durante três séculos,sendo o país que mais importou escravos da África deixando uma danosa marca no país. O Brasil fora construído através destes escravos, através da pilhagem de todo do continente africano e principalmente da destruição de toda a Angola.

     O comércio triangular de outros países americanos saia da Europa para uma colônia(feitoria) francesa ou inglesa no continente africano,navegando em seguida para a América Central Insular(Antilhas) ou America do Norte desembarcando-os e trocando por açúcar,algodão,tabaco,dentre outras especiarias e levava de volta pra Europa. Já o sistema Brasileiro era diferente, tendo a Bahia uma ligação direta com o golfo de Guiné. Pernambuco e Rio de Janeiro já estariam mais ligados a Angola. A Baiana já estava presente no Rio de Janeiro desde o começo do século XIX vindos de Moçambique.

     Há um sistema de ventos no qual facilita e atrapalha a navegação. O Brasil era liga a Angola na parte do Sul por causa do “anticiclone” em cima da ilha de Santa Helena. Uma “auto-estrada” entre o Brasil e Angola e a navegação devido a isso, era mais fácil e mais protegida da concorrência de outros negreiros europeus. Era mais fácil sair da parte do sul do Brasil, pegando esse “anticiclone” que chegava no sul da África e subia até Luanda e isso unia os dois lados.

     Rio de Janeiro era um grande exportador de cachaça pra Angola sendo uma mercadoria de troca de escravos e a Bahia exportava tabaco levando uma grande ligação entre Brasil e África e a partir de certo momento depois das guerras holandesas, esses escravos que entraram nesse combate ficam rodando meio dispersos e as autoridades preocupam-se com essa gente armada e começam a transferir essas pessoas pra Angola agindo como tropa auxiliar dos portugueses tendo o papel fundamental na expansão portuguesa. Isso é o que entendemos sobre o Brasil ser construído através da pilhagem na África.

     Há uma ligação entre Brasil e África que se estende através de vocabulários, comidas.  A banana foi fundamental no Brasil reformulando como algo brasileiro, pois pensavam que a Ilha do Bananal estava lá desde sempre,porém a banana veio da Ásia, e depois estendeu-se na África. Inversamente, a mandioca e o milho é levado pra África. A canjica originou-se na África graças a exportação do milho pra lá. Várias especiarias brasileiras foram exportadas desde Brasil para África e também da Ásia para o Brasil.

     O conceito de Brasílicos e brasileiros foi formulado partindo da premissa que nos séculos VXI e XVII, os brasílicos não tinham ainda a percepção de pertencer a uma comunidade, a palavra “brasileiros” surge em 1706,com isso tinham a percepção de que formavam uma mesma comunidade espalhada por um território. Com isso, surge um momento no qual o ouro dará uma continuidade territorial da América Portuguesa com caravanas que se estendiam em diversos estados do Brasil e tinha a África com Rio de Janeiro e Bahia tornando o ápice principal da formação do país e um principal representante para tal formação, foi o artista Aleijadinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com