TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercantilismo

Por:   •  9/5/2017  •  Abstract  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

        Observou-se que na Idade Moderna houveram práticas econômicas que visavam aumentar o acúmulo de riquezas do Estado, tais práticas foram chamadas de práticas mercantilistas, formando então, o sistema mercantilista.

        A Idade Moderna foi marcada por ter uma política centralizada, sendo tal, estabelecida por um acordo entre a burguesia e a nobreza, que destinava todo este relativo poder à nobreza.

        Não podendo ser diferente, seu sistema econômico tinha de visar o fortalecimento do Estado, fortalecimento este regido por práticas econômicas que visavam o acúmulo de bens, em especial pesados em metais preciosos.

        Das práticas mercantilistas destacam-se o metalismo, a balança comercial favorável, o protecionismo e o intervencionismo estatal.

        Como primeira prática mercantilista, o metalismo visava acumular metais preciosos, ouro e prata, pois acreditava-se na época que a riqueza de um Estado valorava-se pela quantidade de metais preciosos encontrados sob sua posse, impulsionando assim novos descobrimentos.

        O princípio da balança comercial favorável é fundamentado na ideia de superavit (saldo positivo) e deficit (saldo negativo). Tais saldos eram medidos de acordo com as exportações e importações realizadas pelo Estado, quando houvesse maior quantidade de exportações e menor quantidade de importações, haveria então um superavit e o contrário no caso do deficit, menor quantidade de exportações e maior quantidade de importações.

        Da balança comercial favorável surgiu duas novas práticas mercantilistas, o protecionismo e o intervencionismo estatal. Baseados nas ideias de superavit e deficit, ambos foram marcados por uma série de medidas tomadas de modo que favorecessem e incentivassem a produção interna, evitando a máximo realizar importações.

        Haviam, baseadas nessas práticas, três subdivisões do sistema mercantilista, a saber: o mercantilismo metalista, o mercantilismo industrialista e o mercantilismo comercialista.

        O mercantilismo metalista foi marcado pela prática anteriormente citada, o metalismo, visando o acúmulo, sob as “mãos” estatais, de metais preciosos. Grande parte dos metais preciosos encontrados sob posse de um Estado eram provenientes de colônias de exploração.

        O mercantilismo industrialista baseou-se, principalmente, nas práticas protecionistas e intervencionistas, incentivando a produção manufatureira interna, o excedente de tal produção era exportado a altos preços, recebendo como principal moeda de troca os metais preciosos.

         Com características próximas as características industrialistas, o mercantilismo comercialista visava a produção manufatureira interna mas, agora, com caráter comercial, ou seja, comercializando grande parte dessa produção em prol do acúmulo de metais preciosos.

        Conclusão

        O início da Idade Moderna foi marcado com um sistema econômico que, em prol do fortalecimento estatal, utilizava-se de seus meios para acumular riquezas visando sempre um superavit.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com