TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Globalizado: Politica, Sociedade E Economia

Dissertações: O Mundo Globalizado: Politica, Sociedade E Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  2.311 Visualizações

Página 1 de 10

O mundo Globalizado: Politica, sociedade e Economia

A globalização é discutida em todos os lugares, nas escolas, faculdades, nas casas, comércios, etc., o assunto está sempre presente. Ela e utilizada como conceito para caracterizar o mundo onde moramos. Alguns fenômenos que estão relacionados com a globalização, são o desemprego, a violência, o trabalho infantil, etc.

A compreensão do mundo globalizado permite descobrir as transformações econômica políticas e sociais. Devemos ter cuidado para não a usarmos como algo que explica, porque ela interage com a realidade local, modificando o relacionamento com o mundo de fora, mas sem perder suas características.

O livro tenta analisar a globalização para mostrar como ela surge, a sua forma de avanço e as esferas que mostra mais restritas, mostrando também seu processo histórico, trazendo consigo os desafios e as potencialidades.

Se manifestando numa realidade presente nos planos políticos, econômicos e cultural, a partir da aceleração do intercambio de mercadorias, ocasionando a redução geográfica das fronteiras.

Agora os fatos da globalização e ilustrado que a torna uma realidade presente a todos, permitindo compreender o significado que sua transformação provoca.

As caraterísticas da globalização

Na virada do século XX para o XXI, por meios temos acesso a notícias e a informações transmitidas em tempo real, em seu próprio momento que os eventos acontecem. Assim podemos acompanhar em tempo real esses eventos.

Podemos de maneira rápida saber o que acontece com o nosso contemporâneo em várias partes do mundo. O turismo tem se tornado uma das atividades mais lucrativas. No ano de 1996, milhões de pessoas viajavam de avião dentro de seu país a passeio ou a negócios.

Enfim o mundo está atualmente conectado a uma extensa rede de informações, criando impactos culturais, políticos e econômicos intensos em toda a sociedade.

Em um plano econômico os produtos que consumimos são produzidos em outros países assim como encontra-se produtos brasileiros em várias partes do mundo. Ao mesmo tempo, há empresas que produzem bens de consumo, maquinas e componentes em outros países que não são o seu de origem. Um exemplo e a Nike, fabrica boa parte dos seu tênis e material esportivo na Indonésia. Outro exemplo de mundialização da produção é o fato de o diretor de recursos humanos do grupo Anglo-holandês, Unilever, dos setores de alimentação, higiene e limpeza, ter sob comandos gerentes em 90 países diferentes.

Pode perceber que no fim do século XX e início do XXI, um processo crescente de fusões e aquisições, envolvendo várias empresas de vários lugares do mundo, as quais procuram um mercado internacional amplo. Vale lembrar que essas empresas possuem o maior faturamento, maior mesmo que o PIB de outros países.

A globalização avança expressivamente na dimensão econômica. Essa aceleração dos fluxos econômicos ultrapassam as fronteiras nacionais. Exemplo, um show da Madonna, a C&A tornando-se uma estrela global do mundo publicitário.

Esses produtos adquirem uma exposição global comprometendo muitas vezes os padrões estéticos existentes e a identidade dos grupos sociais nacionais.

Até a alta cultura se globaliza, tornando-se acessível as elites de todos os países. E não somente objetos de consumo e produtos culturais mas também os valores políticos passam a ser difundidos com mais rapidez. A democracia se torna mais difundida.

Dentro do contexto surge um processo amplo de discussão dos direitos humanos e sociais como, ecologistas defendendo animais e florestas não importando onde se localizam, consumidores recusando comprar tapetes feitos através de trabalho infantil. A globalização não e apenas um processo de expansão e de aceleração de fluxos econômicos, ela traz consigo uma consciência de que valores morais e sociais devem ser estendidos a todos.

Definindo globalização

Caracteriza-se pela expansão dos fluxos de informações;

O mundo globalizado encolhem de forma pronunciada as distancias geográficas e temporais tão marcantes nas sociedades primitivas e nos Estados Nacionais dos últimos duzentos anos;

Repercutindo na própria dinâmica das economias e sociedades influenciadas pelas multinacionais;

Tornando um fenômeno do passado o sonho de desenvolver uma nação a partir das suas próprias força, isolando-se da realidade internacional;

Não afetando todos os países da mesma forma, nem manifestando com a mesma velocidade nas dimensões da vida coletiva. A globalização econômica avança de forma rápida, integrando empresas e conectando mercados;

A dimensão política é influenciada pela redução das fronteiras. Candidatos as eleições de esquerda e direita, obtém apoio de seus pares em outros países, somando forças;

No contexto político a globalização avança de forma mais lenta. Não existe um governo global, e os conflitos se manifestam de forma prioritária;

As transformações sociais, como o desemprego, a privatização do Estado, podem ser encontrados em vários países;

No contexto cultural, existe uma indústria de caráter global, envolvendo a mídia televisiva, jornalística, já que os trabalhos intelectuais, artísticos, estão adquirindo um status crescente universal;

Como na economia, a consolidação de interação global, transcende vários países e não elimina a diversidade dos sistemas políticos e culturais existentes, com marca das diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

“Globalizadores” e “Globalizados”

A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas de vários países do mundo. Os países que conseguem se assimilar com as novas tecnologias possuem as multinacionais mais avançadas, dispondo de uma vantagem comercial adicional em relação aos demais e de maior autonomia para realizar suas políticas. Esses são os “globalizadores”.

Já os países “globalizados” são mais vulneráveis, mais expostos aos impactos negativos da globalização, pois importam mais do que eu exportam, além de se tornarem reféns dos movimentos bruscos dos capitais de curto prazo, sofrendo ataques contra as suas moedas.

Essas diferenças entre países, não surgiram com a globalização e foram aprofundadas. Por vez os países mais pobres e periféricos logram obter vantagens no mercado internacional, expandindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com