TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociedade da informação em um mundo globalizado

Artigo: A sociedade da informação em um mundo globalizado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado a sociedade da informação juntamente com o avanço tecnológico traz vários benefícios, contribuindo para a aceleração das mudanças culturais e da transformação social, e por outro lado, serve para aumentar o número de excluídos.

A decisão é saber em qual direção a sociedade da informação caminhará, para o avanço tecnológico da inclusão ou para o avanço da exclusão da sociedade menos favorecida?

Juntamente com estas mudanças devemos considerar questões básicas como educação e cidadania para que todos possam participar e dar opiniões.

DESENVOLVIMENTO

A sociedade da informação é uma nova era, uma nova economia onde encontra-se em um processo de formação e expansão, hoje em dia, vivemos em função da tecnologia, ela serve para transmitir, armazenar, manipular e expor informações usadas em um ou mais processos, tal como a melhoria da nossa qualidade de vida. Fazendo com que aja o nascimento de um novo setor, tanto nas indústrias com a implantação de máquinas e robôs como na área da saúde implantando novas técnicas de cirurgias.

Os aspectos positivos são visíveis, tal como a melhoria da nossa qualidade de vida. Com a introdução de máquinas e robôs nas indústrias tem-se aumentado a taxa de desemprego, mas a transição por vezes tem estas consequências. Com o nascimento de um novo setor, denominado de quaternário, cujo bem mais importante é a informação, assistimos a mudanças profundas na sociedade. A taxa de desemprego continua a aumentar com o desaparecimento de algumas profissões, entre outros fatores. A perda de postos de trabalho, a extinção de algumas profissões, e a reconversão de outras até serem substituídas por novas, decorre um longo período de adaptação, que se poderá estar a viver neste momento, sendo difícil analisar as transformações quando estão a acontecer sem o tempo necessário para verificar as consequências.

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Por outro lado, a sociedade poderá ser a culpada por haver várias diferenças sociais, visto que à uma grande exigência para poder compreender essas tecnologias. Sendo que ela poderá discriminar muitas pessoas, ou entre países e até mesmo entre empresas. Há alguns anos atrás, saber ler e escrever, bem como fazer cálculos matemáticos como somar, diminuir, multiplicar e até mesmo dividir, era o suficiente para poder viver em harmonia e bem-estar perante a sociedade, este novo cenário fez com que as pessoas se qualificassem cada vez mais. Buscando na escola pessoas capazes de ter uma formação ampla, especializada, com um espírito empreendedor e criativo, tendo capacidade de falar fluentemente uma ou várias línguas e também pessoas que tenham a capacidade de resolver problemas.

A tecnologia nos mostra um mundo diferente, a cada dia, mas isso está nos afastando das coisas simples do cotidiano, outro ponto que podemos citar é a tecnologia das câmeras a qual, servem para observar pessoas em diversos lugares, às vezes até em sua privacidade, como citado na reportagem do HSBC.

Uma empresa decide registrar a rotina e vida pessoal de trabalhadores. Monta dossiês, com detalhes sobre horário de saída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com