TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo globalizado: política, sociedade e economia.

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 4

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

JESUEL SOARES DOS SANTOS – RA 1155430

BARBOSA, A. F. O mundo globalizado: política, sociedade e economia.

 

RIO CLARO

Novembro de 2015

JESUEL SOARES DOS SANTOS

BARBOSA, A. F. O mundo globalizado: política, sociedade e economia.

Trabalho apresentado no curso de graduação ao Claretiano – Centro Universitário. Curso de Tecnologia em Gestão Pública.

Disciplina: Atividade Complementar (livros).

Professor (a): Agostinho Fernando Adami.

RIO CLARO

Novembro de 2015

Resenha

O livro analisa a globalização, explicando como surgem, os ambientes em que avança de forma mais rápida e aqueles que se mostra mais restrita.

São apresentados fatos que ilustram a globalização, conceitos que permitem compreender o significado das transformações que provocam em âmbito local ou nacional, manifestando-se nos planos políticos, cultural e econômico.

A globalização é definida como ampliação dos fluxos de informações (que atingem todos os países, culturas, indivíduos), aceleração de transações econômicas (ultrapassando as fronteiras nacionais), e pela propagação dos valores políticos e morais, diminuindo as distâncias geográficas.

O conceito globalização surgiu na década de 1980 nas escolas de administração dos Estados Unidos, para depois, alcançar o mundo. Na sua criação estava relacionado às estratégias das empresas que procuravam expandir suas atividades, ultrapassando as fronteiras nacionais. Ao buscar um ponto de partida para o processo de globalização, destacam-se o início das Grandes Navegações, quando ocorreu o desenvolvimento do comércio de produtos, as trocas de mercadorias e o inicio do capitalismo. Impulsionada pelas novas tecnologias aplicadas à indústria e pela expansão do comercio, verifica-se uma nova onda de internacionalização da economia, chegando ao auge com a Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX.

Com a inserção de novos produtos e tecnologias, houve consequentemente a interligação de mercados, criando um mercado mundial. Com as alterações na estrutura de produção, o trabalho artesanal e a manufatura foram substituídos gradualmente.

Ou seja, a globalização é executada há alguns séculos, o fato é que só não era conhecida por este nome. 

A crescente ligação entre os países, suas formações culturais, econômicas e políticas é propiciada pela globalização. Porém manifestam-se de duas formas: os "globalizadores", os países que adotam e expandem novas tecnologias, possuem maior autonomia para realizar as suas políticas e vantagem comercial. E os "globalizados", que são os mais vulneráveis, consomem o que os demais produzem, adquirem do exterior as tecnologias mais caras e ficam mais expostos aos impactos negativos dessa integração.

As idéias também se internacionalizam e influenciam pessoas em várias partes do mundo, havendo os países produtores e receptores de idéias ( os receptores são "reflexo" dos produtores).

Algumas regiões são excluídas economicamente (que são utilizadas para proteger a economia de cada país), portanto, ainda não há uma completa integração.

Para o autor, a globalização conta com quatro esferas, são elas:

Comercial: a junção dos mercados comerciais, gradual abertura do mercado internacional, usada para criar força e aumentar lucros.

Produtiva: vinculada a questões de tecnologia, organização industrial e investimento internacional. 
Financeira: é o processo de integração dos mercados financeiros locais aos mercados internacionais. Neste período, inicia-se o acumulo de capital.

Tecnológica: a tecnologia criada tem que possuir três elementos essenciais: invenção, inovação e difusão, além de possuir alta penetrabilidade em outros países.

O mundo globalizado aumenta os contrastes e as desigualdades entre os que estão conectados aos fluxos internacionais e os excluídos do acesso. O aumento dessa desigualdade entre países ricos e pobres leva ao crescimento do desemprego, emprego informal, turismo sexual, trabalho infantil e escravo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com