TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Muro de Berlim

Por:   •  25/10/2016  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

O muro de Berlim foi construído pela república alemã para dividir a Alemanha em duas partes, a ocidental capitalista e a oriental socialista.

Lá havia um posto militar conhecido como Checkpoint Charlie, que era o único ponto de travessia para os estrangeiros e os membros das forças aliadas, a patrulha era responsabilidade dos militares alemães, que, acompanhados dos seus cães de guarda, eram ordenados a atirar naqueles que tentassem passar. Cuja ordem ficou conhecida como "Ordem 101", e resultou na morte de 136 pessoas entre 1961 e 1989. Cerca de outras 200 ficaram feridas e 300 foram presas.

Além do espaço, o muro de Berlim causou uma separação mais triste ainda, houveram famílias e amigo próximos que ficaram três décadas sem se ver. Mas, ainda assim, 5000 pessoas passaram da Alemanha oriental para a Alemanha ocidental ao decorrer dos 28 anos em que o muro dividiu o país. Algumas das fugas contam belas histórias e contém uma criatividade incrível para elaborar o plano de fuga, a seguir, veja algumas delas:

BALÃO DE AR QUENTE

Hans Peter, mecânico de aviões, se inspirou para a fuga assistindo um programa de TV da Alemanha oriental, que falava sobre a história do balonismo. Junto ao seu amigo Gunter, ele construiu um balão de ar quente para atravessar ambas as famílias para o lado ocidental. Os amigos construíram um motor com cilindros de gás e suas esposas costuraram lençóis para o balão. Depois de falhar na primeira tentativa, as duas famílias finalmente planaram e atravessaram o muro em 16 de Setembro de 1979, aterrissando em um arbusto no solo da Alemanha ocidental.

FUGA EM MASSA PELO TÚNEL

Centenas de alemães orientais fugiram por uma rede de túneis secretos por baixo do Muro. Em 1962, cerca de uma dúzia de idosos alemães do ocidente cavaram seu caminho para Berlim através do que mais tarde foi chamado de "Túnel dos Idosos". Durante duas noites, em 1964, 57 pessoas escaparam por um outro túnel, que ficou conhecido como o "Túnel 57". Foi a maior fuga em massa na história do Muro de Berlim.

No dia 9 de Novembro de 1989 o muro foi destruído pela própria população quando o Partido Comunista da Alemanha Oriental anunciou, após um processo longo de negociação com a Alemanha ocidental, que a população poderia atravessar a fronteira para a República Federal da Alemanha livremente. Entretanto, a muralha só começou a ser demolida oficialmente no dia 13 de Junho de 1990

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com