TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção e queda do Muro de Berlim (Resumo)

Por:   •  21/9/2015  •  Tese  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  2.551 Visualizações

Página 1 de 2

                        Tema: Construção e queda do Muro de Berlim

Em 1945, com o final da 2ª guerra mundial mais de 55 milhões de pessoas estavam mortas. O exercito vermelho da Rússia toma Berlim, a capital alemã e o país ficam administrado pelas quatro potências mundiais que venceram a guerra, ao oeste: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos, no leste a União Soviética. A capital alemã Berlim é dividida em quatro partes, chamados de setores, o único setor que não era capitalista era o setor russo, chamado de Berlim Oriental. Desde o inicio da construção do muro em 1961 a Berlim Oriental era a porta de fuga da maioria da população dos setores capitalistas, para evitar essa fuga em massa o muro foi construído.

Em 13 de agosto de 1961, durante a madrugada as tropas de Berlim Oriental começaram a construir o muro. Construir o Muro de Berlim fazia total sentido para o líder da Alemanha oriental  Walter Ulbricht. A população do seu lado estava ‘’fugindo’’ para o lado ocidental em grande quantidade, quase tornando a Alemanha oriental um lugar vazio. A ida das pessoas do leste para o oeste era grande, pois o lado ocidental estava passando por uma boa fase na econômia, fazendo assim a população migrar para lá.

O país líder do comunismo era a Rússia, quando entrou em dificuldades econômicas e políticas em 1989, a maioria dos países do bloco comunista, inclusive a Alemanha oriental ficaram sem liderança, os cidadões começaram então a enfrentar os soldados da fronteira, que sem ordens superiores do que fazer, deixaram as pessoas passarem. A noticia se espalhou rapidamente e em poucas horas na noite do dia 9 de novembro de 1989 o muro foi derrubado. Ele durou vinte e oito anos e caiu tão rápido quanto foi erguido.

Em 1989, a queda do muro de Berlim foi o que decretou oficialmente o fim da Guerra Fria, o encerramento de décadas de disputas econômicas entre o bloco capitalista comandado por Estados Unidos, e o socialista comandado pela URSS, a falta de produtos e baixos salários causaram uma grave crise. Podemos afirmar que a crise nesses países socialistas funcionou como um ‘’catalisador’’ do fim da Guerra Fria.

Aluno:  Mayara P.  Alves      Nº 34    Turma: 3º A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com