TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Queda do Muro de Berlim

Por:   •  16/11/2015  •  Artigo  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Queda do Muro de Berlim

No fim da Segunda Guerra Mundial(1945), os países vitoriosos se juntaram na Conferência de Potsdam para de certa forma “decidir” o futuro da Alemanha, nessa conferência varias diretrizes foram estabelecidas, que devolvesse todos os territórios que foram anexados durante a guerra, indenizasse aos países vitoriosos e o mais importante, a divisão de seu território em duas áreas de influência, uma parte da União Soviética(República Democrática Alemã) e a outra parte dos Aliados(França, Inglaterra e Estados Unidos) que formou a República Federativa da Alemanha, da mesma forma Berlim, dividida em partes oriental e ocidental.

Um dos fatores mais importantes para a construção do muro foi porque estimasse que mais de três milhões e meio de pessoas emigraram do oriente para o ocidente, mais precisamente do leste europeu e Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental e outros países do ocidente, ou seja, muita mão de obra e capital estava sendo perdido. A construção do muro não era apenas o reflexo de uma posição ideológica ou política mas também uma questão econômica.

Então na madrugada de 13 de Agosto de 1961 os soldados soviéticos receberam ordens para que o muro fosse construído, no início era apenas um gradeado, com arame farpado, rede elétrica, algumas torres de vigilância e cães de guarda, mas em 1989(ano de sua destruição) o muro tinha 156km de extensão, aproximadamente 3,5m de altura e 2m de profundidade mais outras linhas de defesa atrás do muro, contando com cães, soldados armados, cercas e mais de 300 torres de vigilância.

Ao todo foram 28 anos de “muro da vergonha”, muitas pessoas nasceram e cresceram sem nunca conhecer o lado ocidental, só ouviam de histórias, boatos e por algumas transmissões de rádio e matérias na televisão, e foi exatamente por esse meio que o muro caiu. Na noite de 9 de Novembro de 1989 Gunter Schabowski(secretário-geral de Berlim Oriental), em uma entrevista em que apresentava o novo pacote de medidas de imigração(onde algumas pessoas, depois de apuração, poderiam cruzar a fronteira), ele foi indagado sobre quando essas medidas entrariam em vigor, ele erroneamente responde que segundo o conhecimento dele, as medidas já estavam em vigor “effective immediately”

E minutos depois dessa entrevista quase toda a população berlinense já estava na rua, em clima de festa, com tambores, bebedeira e muita euforia eles se viram livres das fronteiras físicas e psicológicas que os prendiam. A questão principal foi que esse anúncio mesmo tendo sido em rede nacional, foi equivocado, então nenhum soldado de plantão no muro tinha permissão de deixar qualquer civil passar. Como relata Pedro Bial em entrevista a Globo depois do acontecido, via-se de um lado pessoas muito felizes e eufóricas, e de outro, soldados apreensivos, tensos e prontos para tomar qualquer ação necessária.

Felizmente ninguém se feriu gravemente e nenhuma ação policial foi tomada contra os cidadãos que se dirigiram ao muro mas uma resposta errada, impulsionada pelo poder da televisão ditou o rumo não só de um país mas do mundo, unificando a terceira maior potência da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com