TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Avaliação Na Aprendizagem

Dissertações: O Papel Da Avaliação Na Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  4.941 Visualizações

Página 1 de 3

2. Texto online (valor 1,0) – disponível de 08/09 a 21/09. Envie um único texto online contendo as respostas dos itens a) e b) a seguir.

a) Valor 0,5 ponto - Após assistir ao Vídeo - O Papel da Avaliação na Aprendizagem, fazer a leitura atenta do texto de Saul (2001) e participar do fórum não avaliativo, escreva um texto de sua autoria (100 a 150 palavras) contendo suas ideias sobre esses assuntos discutidos no fórum.

b) Valor 0,5 ponto - Escreva um texto de sua autoria (100 a 150 palavras) explicitando o que é avaliar para você, como você era avaliado (a) quando cursava o Ensino Fundamental e/ou Médio e como avalia atualmente seus alunos. Caso não seja docente, escreva como você avaliaria os alunos, se os tivesse.

A- Como seres humanos, estamos todo tempo em nosso dia a dia nos avaliando, aprendemos desde a tenra idade, com nossos comportamentos perante a sociedade. Avaliamos também o próximo seja ele professor, padeiro, vizinho, mãe, enfim, aprendemos com isso que na escola não é diferente, aprendemos que devemos saber todo conteúdo para avaliação sobre o que estudamos, ou seja, se estamos ou não aptos para seguir em frente. Avaliação é ação e não julgamento e não está relacionado a nota, o erro é indicador do caminho. É necessário ainda que o professor se avalie, está atento aos novos conceitos, a construção de novas idéias, pois tudo muda, os alunos, a didática, dessa forma a avaliação também deve ser vista como uma crítica construtiva para o aluno. O professor deve sempre buscar novas soluções para diversas diversidades e ocorrências mesmo que quando o mesmo se confronta com situações negativas, pois com isso fará que o mesmo se aprimore e crie novos conceitos e idéias para a educação.

B - Avaliar é um método utilizado para identificar aprendizado, interação. No ensino fundamental e no colegial em meu tempo de estudo, a avaliação era vista como prova, ou seja, você aprendeu ou não o conteúdo, o que me levava a decorar a matéria e não aprender, é como avalio a situação vivida. Hoje estudando a área da educação, e agora a disciplina de avaliação, é como se um universo novo se abrisse para meus novos conceitos e conhecimentos, vejo avaliação e os métodos para aplicação de uma maneira diferente das que me eram impostas. Com os estudos, eu entendo a avaliação como uma interação e uma troca entre aluno e professor, que contribui o auto conhecimento do educando, é claro que para isso acredito que os meios para o aprendizado deve ser diferenciado. Em meu método para avaliar meus alunos, pretendo incluir a interação do educando, a frequência com que o mesmo vai para aulas e seu desenvolvimento particular, pois cada aluno tem suas dificuldades em aprender e desenvolver o que lhe é colocado, dessa forma o progresso desse deve ser avaliado individualmente, para posteriormente compreender o todo. A avaliação consiste também em verificar como estamos perante a sociedade em autoconhecimento. Em verdade acredito que o educador deve está atento para novas possibilidades de avaliar o educando, novos conceitos devem ser utilizados e avaliados, incluir novas estratégias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com