TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Educacional

Por:   •  15/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

                                            Planejamento Educacional

 A construção do planejamento é um auxílio para professor, para que possa ministrar a aula de forma mais produtiva e organizada possível. O processo de construção do planejamento deve ser pensado e estruturado de acordo com os níveis dos alunos visando motivar e instigar a curiosidade para o aprendizado. O processo na construção do planejamento visa ao educador refletir e antecipar dificuldades que possam surgir durante a aula. É neste momento de antecipação que devem ser desenvolvidas estratégias que possam contornar a situações a serem enfrentadas durante as aulas. As estratégias nada, mas são que caminhos metodológicos escolhidos pelo educador, ou seja, formas de dirigir as aulas. A vários tipos de estratégias que podem ser escolhidas, por exemplo: O professor pode fazer simplesmente uma aula dialogada, onde ele explica os conteúdos, os alunos escutam e podem questionar e tirar dúvidas durante as explicações ou no fim delas, as aulas também podem ser estudo de pesquisas, em que o aluno faz suas próprias pesquisas e tira dúvidas com o professor e outros alunos. A uma infinidade de estratégias que o professor pode escolher para que aula seja mais interessante para o aluno.

O primeiro passo é escolher um tema. Em toda aula necessário escolher um tema principal, que seja claro e que estimule o interesse inicial do aluno. Exemplo: História contemporânea

 Após o tema ser escolhido os objetivos a serem alcançados durante a aula devem ser definidos, o professor deve ter em mente qual a sua intenção com aquela aula e quais habilidades devem ser desenvolvidas. Por exemplo: Entender os marcos da história contemporânea e desenvolver senso crítico.

Definir o conteúdo ligados ao tema principal, é uma das partes mais importantes do planejamento é nesse momento que o professor determina quais recursos e estratégias serão usados, como por exemplo: Livros, exercícios, músicas, filmes, e etc.

Estabelecer um cronograma é importante para que os objetivos sejam cumpridos, a falta de um cronograma muitas vezes resulta no fracasso do raciocínio principal da aula. O professor deve determinar em quanto tempo ele deve levar para executar cada uma das determinações no planejamento.

 Ao final de cada aula o educador deve fazer a avaliação da aula. É fundamental para o professor perceber e anotar os defeitos e qualidades no planejamento. Para que possa melhorar e compreender de forma produtiva o planejamento, ou se algo deve ser modificado ou implementado no modo a sempre melhorar, até que chegue a níveis satisfatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com